> Página inicial CRE
> Página inicial Memorial
> Apresentação
> Exposição
   A Escola Pública e o Saber
> Histórias de Escolas    Estaduais Paulistas
> Links de Escolas
> Memória Oral
> Memória Escolar

   Histórias de Escolas Estaduais Paulistas

Veja a seguir histórias de escolas estaduais paulistas mais antigas. Escolha a forma de acesso (Município, Data de Instalação, Nome Antigo e Nome Atual).


  Município
  Data de Instalação
  Nome Antigo
  Nome Atual
      Página 10 - Mostrando de 91 a 100 de 150 Escolas ordenadas por Nome Antigo
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15
Próxima página 
Grupo Escolar de Orlândia
Atual: EMEF Cel. Francisco Orlando
Município: Orlândia
1914
"A construção do edifício destinado a abrigar o Grupo Escolar de Orlândia fez parte do Projeto “Tipo Mogy-Guassú”, desenvolvido principalmente por José Van Humbeeck e Mauro Álvaro, com a participação de outros arquitetos. Nesse projeto, o pátio não é totalmente contornado pela edificação, o que permite uma integração visual com o restante do terreno. No caso do GE de Orlândia, a planta foi assinada por José Van Humbeeck, e a fachada por G. B. Maroni. Foi instalado em 1914."
Clique aqui para ler a história na íntegra (73k)
Clique aqui para fazer o download do Acrobat Reader

Grupo Escolar Dr. Pádua Salles
Atual: EMEF Pádua Salles
Município: Jaú
1903
"Esse grupo escolar foi organizado pelo inspetor escolar Emílio Mário de Arantes, e inaugurado em 17 de junho de 1903, em prédio situado na Praça Municipal, no centro da cidade. O edifício pertencia ao Estado e ocupava uma área de 1.702 metros quadrados."
Clique aqui para ler a história na íntegra (133k)
Clique aqui para fazer o download do Acrobat Reader

Grupo Escolar de Palmeiras
Atual: EE Dr. Carlos Guimarães
Município: Santa Cruz das Palmeiras
1911
"Foi instalado em 20.02.1911, em prédio do Estado, com capacidade para 400 alunos. Sua construção fez parte de um projeto, não considerado padrão, para 5 municípios (Palmeiras, Penha de França, Porto Ferreira, Pitangueiras e Queluz), tendo cada escola variações nas suas plantas e fachadas. No caso do GE de Palmeiras, o autor da planta é desconhecido."
Clique aqui para ler a história na íntegra (51k)
Clique aqui para fazer o download do Acrobat Reader

Grupo Escolar do Pari
Atual: EE Orestes Guimarães
Município: São Paulo - Canindé
1905
"Criado por decreto de 21 de dezembro de 1904, quando o sr. José Cardoso de Almeida estava à frente da Secretaria do Interior, esse grupo escolar iniciou suas atividades em 13 de maio de 1905, em prédio situado à rua D. Eliza Whitaker, nº 1, no bairro do Brás. Seu primeiro diretor foi o então inspetor escolar professor Justiniano Vianna. Cardoso de Almeida era então secretário do Interior."
Clique aqui para ler a história na íntegra (137k)
Clique aqui para fazer o download do Acrobat Reader

Grupo Escolar Cel. Paulino Carlos
Atual: EE Cel. Paulino Carlos
Município: São Carlos
1905
"Criado por decreto de de novembro de 1904, o Grupo Escolar Cel. Paulino Carlos foi instalado em edifício próprio, do governo estadual. Sua inauguração aconteceu nos primeiros meses de 1905, e as aulas foram iniciadas em 1º de abril do mesmo ano, com 346 alunos matriculados, dos quais 180 estavam nas 4 classes de 1º ano, 90 nas 2 classes de 2º ano, e 76 nas 2 classes de 3º ano. O 4º ano só começou a funcionar em 1906."
Clique aqui para ler a história na íntegra (111k)
Clique aqui para fazer o download do Acrobat Reader

Grupo Escolar da Penha
Atual: EE Santos Dumont
Município: São Paulo - Penha
1913
"Este primeiro estabelecimento oficial de ensino do bairro da Penha foi criado em 15.09.1913 e inaugurado em 24.09.1913, no Largo da Penha, durante o mandato do governador Altino Arantes."
Clique aqui para ler a história na íntegra (51k)
Clique aqui para fazer o download do Acrobat Reader

Grupo Escolar de Pereiras
Atual: EMEF Prof. Rozendo Duarte Lobo
Município: Pereiras
1915
"Sua construção fez parte do Projeto “Tipo Mogy-Guassú”, desenvolvido principalmente por José Van Humbeeck e Mauro Álvaro, com a colaboração de outros arquitetos. Nesse projeto, o pátio não é totalmente contornado pela edificação, o que permite uma integração visual com o restante do terreno. No caso do GE de Pereiras, a planta foi assinada por José Van Humbeeck, e a fachada por Mauro Álvaro."
Clique aqui para ler a história na íntegra (51k)
Clique aqui para fazer o download do Acrobat Reader

Grupo Escolar de Pindamonhangaba
Atual: EE Dr. Alfredo Pujol
Município: Pindamonhangaba
1895
"Para o funcionamento do grupo escolar dessa cidade, foi alugado pela Câmara Municipal o prédio da Praça Cornélio Lessa, n º 3, e no dia 24 de janeiro de 1895 foi instalada a escola. Como o prédio não comportava grande número de alunos, a seção feminina foi instalada em separado, acontecendo apenas mais tarde a união das duas seções."
Clique aqui para ler a história na íntegra (10k)
Clique aqui para fazer o download do Acrobat Reader

Grupo Escolar de Piracaia
Atual: EMEF Cel. Thomaz Gonçalves da Rocha Cunha
Município: Piracaia
1914
"O prédio dessa escola, cujo projeto é de 1911, foi construído num terreno, adquirido pela Fazenda do Estado de São Paulo, da Fábrica Paroquial de Piracaia, conforme escritura pública lavrada em 03 de março de 1911, nas notas do 6º Tabelião da Capital, transcrita no Cartório de Registro de Imóveis da Comarca de Piracaia. A construção do prédio iniciou-se em 1912."
Clique aqui para ler a história na íntegra (163k)
Clique aqui para fazer o download do Acrobat Reader

Grupo Escolar de Piracicaba
Atual: EE Barão do Rio Branco
Município: Piracicaba
1897
"Esse grupo foi instalado a 13 de maio de 1897 , com o nome de Grupo Escolar de Piracicaba, que se manteve até 4 de outubro de 1907 , quando foi renomeado de Grupo Escolar Barão do Rio Branco. Instalou - se, com suas 9 classes, em prédi o próprio, estadual , um edifício vasto e elegante construído por Dubugras."
Clique aqui para ler a história na íntegra (97k)
Clique aqui para fazer o download do Acrobat Reader