"Além de fator reconhecidamente responsável
por grande parte da evasão, a múltipla repetência
traz conseqüências graves para o autoconceito do
aluno, fruto da interiorização do fracasso escolar,
prejudicando-o como cidadão e em sua relação
com o conhecimento."
"...as Classes de Aceleração visam
recuperar a confiança perdida: de alunos, em sua capacidade
de aprender, e de professores, em sua competência para
ensinar bem a todos."
"O material elaborado para dar sustentação
à atuação docente e discente no desenvolvimento
dessa proposta visa operacionalizar, no dia-a-dia, os princípios
e procedimentos nela explicitados; além de orientação
para o tratamento adequado dos conteúdos curriculares,
enfatiza e oferece alternativas viáveis de condução
de classe no trabalho com turma heterogênea."
"... porém, ele [o material] não é
mágico e não basta por si. A mediação
do professor é fundamental no planejamento dos conteúdos
a serem estudados, na organização das atividades
e da classe, no contato com os alunos, nas intervenções
que se fazem necessárias..."
"Como a proposta das Classes de Aceleração
busca a integração do ensino e da aprendizagem,
a avaliação só faz sentido se incidir
sobre as produções dos alunos e o trabalho realizado
pelo professor. Só poderá servir como instrumento
para ajudar os alunos a aprender na medida em que ofereça
subsídios para o professor rever seus procedimentos
e replanejar sua atuação."
"A fim de atender adequadamente à proposta
pedagógica das Classes de Aceleração,
era preciso ainda levar o professor a conhecer o perfil de
seus alunos e a reconhecer a importância de promover
seu autoconceito positivo, nutrindo-o pelos ganhos cognitivos.
Para isso, o professor exercitou um novo olhar sobre os alunos,
procurando reconhecer suas habilidades, valorizando seus êxitos,
sabendo que cresce a confiança em si quando se percebe
capaz de aprender."
"Os procedimentos em relação à
"indisciplina" dos alunos, tema fortemente requerido
pelos professores, foram tratados de forma articulada à
própria organização das situações
de aprendizagem. Uma vez reconhecidos os problemas de indisciplina
que podem ser resolvidos no interior da sala de aula, enfatizou-se
a importância do planejamento coletivo da rotina diária,
a necessidade da organização como condição
para o trabalho intelectual, assim como a preocupação
permanente em constituir a classe como um grupo, através
do estabelecimento comum de acordos e regras, gerando confiança
mútua e solidariedade."
"...desde seu desenho original, as Classes de Aceleração
são um Projeto cujo êxito consiste na própria
extinção: deve encerrar-se tão logo o
fluxo seja corrigido. No entanto, sua própria implementação
anuncia que, para não ser mais necessário, as
classes regulares deveriam incorporar muitas de suas premissas
e práticas."