> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Terça-Feira , 19 de Março de 2024
 
>> O que é CRE Mario Covas?
  Centro de Referencia em Educação Mario Covas

Um acervo de qualidade ao alcance de todos

O Centro de Referência em Educação Mario Covas - C R E - , idealizado pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, tem como objetivo ser um referencial pedagógico de excelência na disseminação da informação educacional. Para isso, conta com um acervo documental que poderá ser consultado fisicamente, em sua sede, ou acessado virtualmente pelo site.

Dessa forma, o C R E coloca à disposição do público interessado, de qualquer parte do País e do mundo, um acervo construído a partir do conceito de que a informação deve ser selecionada, organizada, disponibilizada de forma simples e orientada, para que possa proporcionar aos educadores, especialmente professores, respostas confiáveis, atualizadas e significativas para o seu cotidiano profissional.

Por ter ancorado seu acervo virtual em um moderno conceito de organização da informação - e considerando a velocidade imposta pela atual tecnologia da comunicação -, essa via deve estar em contínua construção para tornar-se uma referência. É fundamental, também, que seja uma construção coletiva, da qual os profissionais da rede estadual de ensino participem como co-autores de primeira linha.

A criação do C R E físico e virtual reafirma a convicção de que mais um passo está sendo dado no sentido da concretização do objetivo maior da Secretaria da Educação: fazer da escola pública um local onde o professor ensina e o aluno aprende; e onde ambos aprendem a aprender; e onde todos aprendem a valorizar um ensino de alta qualidade.

Essa jornada não se iniciou isolada. Fundamentou-se nos princípios éticos do Plano de Governo do Estado de São Paulo, que em 1995 elegeu a Educação como uma das áreas de maior potencial para transformar seus princípios éticos em diretrizes fecundas a serem adotadas na prática de sua política pública. E prossegue em sua trajetória, pois os princípios que a orientaram inicialmente vêm sendo reafirmados passo a passo.

Cumpre-se assim mais uma etapa do processo implantado pela Secretaria da Educação, que vem revolucionando o sistema educacional paulista em seus aspectos físicos, culturais, pedagógicos e, sobretudo, na gestão de seus recursos humanos, já que seus profissionais são os principais responsáveis por essa transformação tão ousada e desejada.

Fisicamente, o C R E ocupa o espaço de uma antiga construção em uma avenida no centro de São Paulo. Virtualmente, abre-se para o mundo. Em ambas as formas, foi idealizado e concretizado para aprimorar a atuação dos profissionais de ensino e de todos os que acreditam na Educação.

Secretaria de Estado da Educação de São Paulo