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Sábado , 20 de Dezembro de 2014
>> Aceleração da Aprendizagem
   
 
Reorganização da trajetória escolar no ensino fundamental - Classes de aceleração - Proposta Pedagógica Curricular

Secretaria de Estado da Educação de São Paulo

Esta publicação traz uma proposta de trabalho para as classes de aceleração de aprendizagem em consonância com as propostas curriculares de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Educação Física e Educação Artística. Além disso, enfoca alguns dos princípios norteadores para a organização de situações de aprendizagem.

Proposta Classes de Aceleração

Objetivo:
Recuperar a trajetória dos alunos em situação de defasagem através da criação de classes que desenvolvam uma proposta de aceleração de aprendizagem, que lhes possibilite avanços reais, reintegrando-os no percurso regular normal.

Princípios teórico-metodológicos:
- O professor deve mobilizar interesses, ativar a participação, desafiar o pensamento, instalar o entusiasmo e a confiança, possibilitar acertos, valorizar os avanços e melhorar a auto-estima dos alunos.

- O processo ensino-aprendizagem só se modifica de fato quando se compreende o conhecimento como um processo dinâmico, vivo, de interações entre o sujeito que conhece e o objeto a ser conhecido; trata-se de relações em que intervêm o sujeito, com seu conhecimento anterior, e mais todo o ambiente social, incluindo as outras pessoas e os dados novos.

Publicação: Reorganização da trajetória escolar no Ensino Fundamental - Classes de Aceleração - Proposta pedagógica curricular. São Paulo: SEE/SP - CENP, 2000

www.educacao.sp.gov.br/diretor/doc_pub/
classes_de_aceleracao.htm


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