> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Terça-Feira , 19 de Março de 2024
 
>> Artes

   Literatura

Projeto Memória
http://www.projetomemoria.art.br
Site que reúne informações sobre a vida e a obra de Castro Alves, Monteiro Lobato, Rui Barbosa e Pedro Álvares Cabral. Ótima fonte de pesquisas.

Memória de Leitura
http://www.unicamp.br/iel/memoria
Site desenvolvido no Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp. Traz interessante acervo de documentos e informações sobre a leitura na história do Brasil. Não deixe de visitar a Enciclopédia Literária no site.

A Biblioteca Virtual do Estudante Brasileiro
http://www.bibvirt.futuro.usp.br/
Projeto da Escola do Futuro da Universidade de São Paulo. Disponibiliza textos da Literatura brasileira e portuguesa. Há downloads gratuitos de romances, contos e poesia.

Portal Domínio Público
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp
Biblioteca Digital desenvolvida em software livre

Literatura. Programa Alô Escola
http://www.tvcultura.com.br/aloescola/literatura/index.htm
Site do programa produzido pela TV Cultura. Traz informações sobre João Cabral de Melo Neto, Cecília Meireles, Guimarães Rosa e Clarice Lispector. Além da seção Ponto Com Poesia, na qual a professora Priscila Figueiredo, assessora do Prof. Pasquale Cipro Neto, analisa letras de músicas e poemas.

Rubem Alves - A Casa de Rubem Alves
http://www.rubemalves.com.br/
Traz uma série de textos e artigos escritos por Rubem Alves, educador, psicanalista e professor da Unicamp. Todas as dependências da "casa" merecem ser visitadas: o hall, o jardim, a sala de bate papo, o quarto do mistério, a livraria, a cozinha. Na seção "Conversas com Educadores", encontra-se seis artigos sobre a Escola da Ponte, em Portugal.

Hilda Hilst
http://hildahilst.cjb.net/
Hilda Hilst é poeta, ficcionista e dramaturga consagrada. Seu site apresenta trechos das prosas e seleções dos poemas que a fizeram reconhecida nacional e internacionalmente pela linguagem lúcida e irreverente. Confira a galeria de fotos e os textos críticos sobre sua obra.

Pablo Neruda
http://www.uchile.cl/neruda/
Poemas selecionados das principais obras o grande poeta chileno, além de biografia, entrevista e análises críticas.

Escritores imortais
http://www.klickescritores.com.br/imort.htm
Apresenta uma galeria de grandes escritores brasileiros, com bibliografia, biografia e obra. Clarice Lispector, Guimarães Rosa, Jorge Amado, Manoel Bandeira, Mario de Andrade, Nelson Rodrigues, Oswald de Andrade, Vinícius de Moraes são alguns dos escritores que podem ser encontrados no site.