> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quarta-Feira , 24 de Abril de 2024
 
>> Artes

   Museus Brasileiros

Museus e Galerias de Arte são atrações obrigatórias no roteiro de todo o turista. Em um passeio de poucas horas, séculos da civilização são vistos de maneira única. Felizmente aos internautas, os sites dos principais museus do país receberam profundas atualizações de recursos e conteúdo, possibilitando passeios virtuais muito interessantes. Vale a pena conferir o acervo dessas entidades, sem sair de casa e sem gastos com passagem aérea. Escolha o seu preferido:

Pinacoteca do Estado
http://www.pinacoteca.org.br/
Mostra virtual de exposições já apresentadas na Pinacoteca do Estado. Há esculturas de Antoine Bourdelle, Camille Claudel, Rodin, Maillol, St. Phalle, a retrospectiva de Ernesto de Fiori, "Arte e Religiosidade - heranças africanas" e a mostra de pinturas "Acervo Séculos XIX e XX". Por meio de download, aparece uma apresentação das exposições, uma pequena biografia dos artistas, a visualização das obras e suas características.

MASP - Museu de Arte de São Paulo
www.masp.art.br
O acervo do museu contém obras de alguns dos mais importantes artistas da história. São pinturas, esculturas, gravuras, desenhos, fotografias. Arte asiática e africana, maiólica e arqueologia. Há nomes como Rafael, Boticcelli, Monet, Renoir, Degas, Picasso, Van Gogh, Pechestein, Turner, Anita Malfati, Lasar Segall, Di Cavalcanti e Portinari. É possível visitar virtualmente algumas exposições do museu, conhecer a escola do MASP, seus serviços educativos, como as visitas programadas.

Museu Paulista (Museu do Ipiranga)
www.mp.usp.br
Traz a história do Museu do Ipiranga, a formação de seus diferentes acervos (de objetos, iconográfico e arquivístico), informações e história de sua biblioteca e os serviços que dispõe, como cursos (conservação e restauração), difusão cultural e link para o Museu Republicano de Itu.

Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo - MAC
www.mac.usp.br
Apresenta uma série de informações sobre a história do MAC, exposições e obras de seu acervo. É possível visualizar várias peças que estão ou já estiveram em exposição. Pode-se acompanhar também projetos desenvolvidos em parceria com escolas, além de vários eventos ali sediados: disciplinas, cursos, encontros.

Museu da Casa Brasileira - MCB
http://www.mcb.sp.gov.br
Disponibiliza a história do MCB e uma visita virtual pelos diferentes cômodos, podendo ser visualizadas algumas peças. A agenda traz dados das exposições temporárias. Há ainda informações mais específicas para profissionais da área, como, por exemplo, a de prêmios e seus ganhadores.

Museu da Imigração e memorial do Imigrante
www.memorialdoimigrante.sp.gov.br
Traz dados históricos, peças e imagens relacionadas ao imigrante e à imigração. Contém a programação do museu e informações sobre as exposições que ocorrem no museu. Há também dados estatísticos, fotos e história do acervo, além de informações sobre o "Encontro de carros antigos", o passeio de bonde e o de trem...

Museu do Índio
http://www.museudoindio.org.br/
História dos povos indígenas brasileiros, ilustrada por fotografias. A visita virtual pelo site é um convite para conhecer um pouco mais da cultura indígena. Possui um jornal virtual, o "Museu ao vivo", e traz ainda uma agenda das exposições.

Museu Oceanográfico
http://www.io.usp.br/museu/museu.htm
Acervo, contato, endereço, horário de funcionamento. O museu pertence ao Instituto Oceanográfico da USP e dirige-se a alunos do 1º e 2º graus. No site, é possível que escolas agendem visita monitorada ao museu.

Museu de Arqueologia e Etnologia - MAE
http://www.mae.usp.br
Localizado no campus da Universidade de São Paulo, o MAE dispõe em seu site: histórico, exposições, biblioteca, cursos, pós-graduação e apresenta a AMAE - Associação de Amigos do MAE.

Museu de Anatomia Veterinária "Prof. Dr. Plínio Pinto e Silva"
http://www.usp.br/fmvz/museu.htm
Breve apresentação do Museu de Anatomia Veterinária da USP. O acervo possui mais de duas mil peças, a maioria utilizada pelos estudantes do curso de Veterinária. O site explica como é possível agendar a visita de turmas monitoradas.

Museu de Arte Moderna (São Paulo/SP)
http://www.mam.org.br/
Programação atualizada de exposições, apresentações musicais, cineMAM e cursos nos três diferentes endereços do MAM em SP.

Museu de Arte Moderna da Bahia (Salvador/BA)
http://www.mam.ba.gov.br
Informações sobre o museu, oficinas de artes plásticas, o Parque das Esculturas, o Salão da Bahia, a programação do mês e o Serviço Educativo oferecido. É possível ver algumas gravuras de grandes pintores brasileiros.

Museu do Mar (Santos/SP)
http://www.museudomar.com.br
Traz informações sobre a entidade, o acervo e os procedimentos necessários para realização de visita monitorada ou para receber a exposição itinerante deste museu.

Arte Plástica - Museus
http://www.arteplastica.com/museu.htm
Estão disponibilizados endereços de museus do Brasil e do mundo todo.

Endereços de Artes - Paulo Francisco Slomp
http://www.ufrgs.br/faced/slomp/artes.htm
Estão disponibilizados 123 endereços de arte: Arte-Educação, sites de artistas, de museus e fundações separados em nacionais e internacionais.