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Sexta-Feira , 03 de Maio de 2024
 
>> Concurso Diretor de Escola 2006

Livros e artigos



O CRE Mario Covas disponibiliza, para consulta presencial em sua sede, os livros e artigos indicados para o Concurso Público de Diretor de Escola. Os mesmos não estão disponíveis no sítio por questões de direitos autorais.

Para facilitar a consulta, selecionamos:

sítios institucionais que apresentam os textos na íntegra;
bibliotecas/centros de documentação que possuem os documentos para consulta, na capital e no interior.

Observação:

1. O ano de publicação dos documentos não é, necessariamente, o mesmo solicitado na bibliografia oficial.

2. As referências bibliográficas seguem exatamente o padrão adotado no Comunicado SE, de 15/03/2006.

Clique no autor para localizar o documento.

ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo : Cortez, 2003. Cap. 1, 2 e 4.
BONETI, Lindomar Wessler. As políticas educacionais, a gestão da escola e a exclusão social. In: FERREIRA, Naura Syria Carapetto; AGUIAR, Márcia Ângela da S.(Org.). Gestão da educação: impasses, perspectivas e compromissos. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2001. p. 213-241.
DOWBOR, Ladislau. Tecnologias do conhecimento: os desafios da educação. Petrópolis: Vozes, 2001.
FERREIRA, Naura Syria Carapetto. Gestão democrática da educação: ressignificando conceitos e possibilidades. In: FERREIRA, Naura Syria Carapetto; AGUIAR, Márcia Ângela da S. (Org.). Gestão da educação: impasses, perspectivas e compromissos. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2004. p. 295-317.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 2. ed. São Paulo : Paz e Terra, 1997.
HARGREAVES, Andy. O ensino na sociedade do conhecimento: educação na era da insegurança. Porto Alegre : Artmed, 2004.
HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre : Artmed, 1998.
- IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional. São Paulo : Cortez, 2000.
- LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 2. ed. São Paulo : Cortez, 2005. 1ª parte, Cap. 2 e 4ª parte, Cap. 1, 2, 3, 4.
- LUCK, Heloísa. A aplicação do planejamento estratégico na escola. Gestão em Rede, Brasília : CONSED, n.19, p. 8-13, abr. 2000.
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/luck_planejamento.pdf
- LUCK, Heloísa. O desenvolvimento de redes escolares. Gestão em Rede, Brasília : CONSED, n. 23, p. 18-21, set. 2000.
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/luck_desenvolvimento.pdf
- MACHADO, Maria Aglaê de Medeiros. Desafios a serem enfrentados na capacitação de gestores escolares. Em Aberto, Brasília: MEC/INEP, v. 17, n. 72, p. 97-112, jun. 2000.
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/em_aberto_72.pdf
- MENEZES, Luís Carlos. O novo público e a nova natureza do ensino médio. Estudos avançados, São Paulo: USP, v. 15, n. 42, p. 201-208, maio/ago. 2001. 13
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-40142001000200008&script=sci_arttext&tlng=pt
http://www.scielo.br/pdf/ea/v15n42/v15n42a08.pdf
- MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo : Cortez, Brasília : UNESCO, 2000.
- PERRENOUD, Phillipe. Dez novas competências para ensinar: convite à viagem. Porto Alegre : Artmed, 2000. Cap. 1 a 5.
PERRENOUD, Phillipe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens; entre duas lógicas. Porto Alegre: Artmed, 1999. Cap. 3, 7 e 9.
RIOS, Terezinha Azeredo. Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade. São Paulo: Cortez, 2001.
RODRIGUES, Neidson. Educação: da formação humana à construção do sujeito ético. Educação e Sociedade, Campinas: Cedes, v. 22, n. 76, p. 232-257, out. 2001.
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302001000300013
SANDER, Benno. Políticas públicas e gestão democrática da educação. Brasília: Líber Livro, 2005. Cap. 4 e 5.
SCHNECKENBERG, Marisa. A relação entre política pública de reforma educacional e a gestão do cotidiano escolar. Em Aberto, Brasília: MEC/INEP, v. 17, n. 72, p. 113-124, jun. 2000.
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/em_aberto_72.pdf
VIEIRA, Sofia Lercher (Org.). Gestão da escola: desafios a enfrentar.Rio de Janeiro : DP&A, 2002.
VIEIRA, Alexandre Thomaz; ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de; ALONSO, Myrtes. Gestão educacional e tecnologia. São Paulo : Avercamp, 2003.
THURLER, Monica Gather. Inovar no interior da escola. Porto Alegre: Artmed, 2001.