> Sistema Documentação |
> Memorial da Educação |
> Temas Educacionais |
> Temas Pedagógicos |
> Recursos de Ensino |
> Notícias por Temas |
> Agenda |
> Programa Sala de Leitura |
> Publicações Online |
> Concursos & Prêmios |
> Diário Oficial |
> Fundação Mario Covas |
|
|
|
|
Boa noite |
Sexta-Feira , 03 de Maio de 2024
|
|
|
|
|
>> Concurso
Diretor de Escola 2006 |
|
Livros e artigos
O CRE Mario Covas disponibiliza, para consulta presencial em sua sede, os livros e artigos indicados para o Concurso Público de Diretor de Escola. Os mesmos não estão disponíveis no sítio por questões de direitos autorais.
Para facilitar a consulta, selecionamos:
sítios institucionais que apresentam os textos na íntegra;
bibliotecas/centros de documentação que possuem os documentos para consulta, na capital e no interior. |
Observação:
1. O ano de publicação dos documentos não é, necessariamente, o mesmo solicitado na bibliografia oficial.
2. As referências bibliográficas seguem exatamente o padrão adotado no Comunicado SE, de 15/03/2006. |
Clique no autor para localizar o documento.
ALARCÃO, Isabel.
Professores
reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo
: Cortez, 2003. Cap. 1, 2 e 4. |
BONETI, Lindomar Wessler.
As políticas educacionais, a gestão da escola
e a exclusão social. In: FERREIRA, Naura Syria
Carapetto; AGUIAR, Márcia Ângela da S.(Org.).
Gestão da educação: impasses, perspectivas
e compromissos. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
p. 213-241. |
DOWBOR, Ladislau. Tecnologias
do conhecimento: os desafios da educação.
Petrópolis: Vozes, 2001. |
FERREIRA, Naura Syria Carapetto. Gestão
democrática da educação: ressignificando
conceitos e possibilidades. In: FERREIRA, Naura Syria
Carapetto; AGUIAR, Márcia Ângela da S. (Org.).
Gestão da educação: impasses, perspectivas
e compromissos. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2004.
p. 295-317. |
FREIRE, Paulo. Pedagogia
da autonomia: saberes necessários à prática
educativa. 2. ed. São Paulo : Paz e Terra,
1997. |
HARGREAVES, Andy. O
ensino na sociedade do conhecimento: educação
na era da insegurança. Porto Alegre : Artmed,
2004. |
HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão
e mudança na educação: os projetos
de trabalho. Porto Alegre : Artmed, 1998. |
- IMBERNÓN, Francisco. Formação
docente e profissional. São Paulo : Cortez,
2000. |
- LIBÂNEO, José Carlos;
OLIVEIRA, João Ferreira; TOSCHI, Mirza Seabra.
Educação
escolar: políticas, estrutura e organização.
2. ed. São Paulo : Cortez, 2005. 1ª parte,
Cap. 2 e 4ª parte, Cap. 1, 2, 3, 4. |
- LUCK, Heloísa.
A aplicação do planejamento estratégico
na escola. Gestão em Rede, Brasília
: CONSED, n.19, p. 8-13, abr. 2000. http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/luck_planejamento.pdf |
- LUCK, Heloísa. O
desenvolvimento de redes escolares. Gestão
em Rede, Brasília : CONSED, n. 23, p. 18-21, set.
2000. http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/luck_desenvolvimento.pdf
|
- MACHADO, Maria Aglaê de Medeiros.
Desafios
a serem enfrentados na capacitação de gestores
escolares. Em Aberto, Brasília: MEC/INEP, v.
17, n. 72, p. 97-112, jun. 2000. http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/em_aberto_72.pdf
|
- MENEZES, Luís Carlos. O
novo público e a nova natureza do ensino médio.
Estudos avançados, São Paulo: USP, v. 15,
n. 42, p. 201-208, maio/ago. 2001. 13 http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-40142001000200008&script=sci_arttext&tlng=pt
http://www.scielo.br/pdf/ea/v15n42/v15n42a08.pdf
|
- MORIN, Edgar. Os
sete saberes necessários à educação
do futuro. São Paulo : Cortez, Brasília
: UNESCO, 2000. |
- PERRENOUD, Phillipe. Dez
novas competências para ensinar: convite à
viagem. Porto Alegre : Artmed, 2000. Cap. 1 a 5. |
PERRENOUD, Phillipe. Avaliação:
da excelência à regulação das
aprendizagens; entre duas lógicas. Porto Alegre:
Artmed, 1999. Cap. 3, 7 e 9. |
RIOS, Terezinha Azeredo. Compreender
e ensinar: por uma docência da melhor qualidade.
São Paulo: Cortez, 2001. |
RODRIGUES, Neidson. Educação:
da formação humana à construção
do sujeito ético. Educação e
Sociedade, Campinas: Cedes, v. 22, n. 76, p. 232-257,
out. 2001.
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302001000300013
|
SANDER, Benno. Políticas
públicas e gestão democrática da
educação. Brasília: Líber
Livro, 2005. Cap. 4 e 5. |
SCHNECKENBERG, Marisa. A
relação entre política pública
de reforma educacional e a gestão do cotidiano
escolar. Em Aberto, Brasília: MEC/INEP, v.
17, n. 72, p. 113-124, jun. 2000.
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/em_aberto_72.pdf
|
VIEIRA, Sofia Lercher (Org.). Gestão
da escola: desafios a enfrentar.Rio de Janeiro : DP&A,
2002. |
VIEIRA, Alexandre Thomaz; ALMEIDA,
Maria Elizabeth Bianconcini de; ALONSO, Myrtes. Gestão
educacional e tecnologia. São Paulo : Avercamp,
2003. |
THURLER, Monica Gather. Inovar
no interior da escola. Porto Alegre: Artmed, 2001. |
|
|
|
|
|
|
|
|