> Sistema Documentação |
> Memorial da Educação |
> Temas Educacionais |
> Temas Pedagógicos |
> Recursos de Ensino |
> Notícias por Temas |
> Agenda |
> Programa Sala de Leitura |
> Publicações Online |
> Concursos & Prêmios |
> Diário Oficial |
> Fundação Mario Covas |
|
   |

|
  |
Boa noite |
Sábado , 12 de Julho de 2025
|
 |
|
|
 |
>> Concurso PEB II 2006 |
|
Livros e Artigos
O CRE Mario Covas disponibiliza, para consulta presencial em sua sede, os livros e artigos indicados para o Concurso Público de Professor Educação Básica - PEB II. Os mesmos não estão disponíveis no sítio por questões de direitos autorais.
Para facilitar a consulta, selecionamos:
sítios institucionais que apresentam os textos na íntegra;
bibliotecas/centros de documentação que possuem os documentos para consulta, na capital e no interior. |
Observação:
1. O ano de publicação dos documentos não é, necessariamente, o mesmo solicitado na bibliografia oficial.
2. As referências bibliográficas seguem exatamente o padrão adotado no Comunicado SE, de 15/03/2006. |
Clique sobre o título para localizar o documento.
ABRANCHES, Mônica. Colegiado escolar: espaço de participação da comunidade . São Paulo : Cortez, 2003. cap.1, 4 e conclusões |
ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em escola reflexiva . São Paulo : Cortez, 2003. Cap. 1, 2 e 4. |
ARROYO, Miguel G. Ofício de mestre . Petrópolis: Vozes, 2000. |
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa . 2. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1997. |
HARGREAVES, Andy. O ensino na sociedade do conhecimento: educação na era da insegurança . Porto Alegre: Artmed, 2004. |
HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 1998. |
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional . São Paulo: Cortez, 2000. |
MACHADO, Nilson José. Sobre a idéia de competência. In: PERRENOUD, Philippe et al. As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação . Porto Alegre: Artmed. 2002. p.137-155. |
- MENEZES, Luís Carlos. O novo público e a nova natureza do ensino médio. Estudos avançados , São Paulo: USP, v. 15, n. 42, p. 201-208, maio/ago. 2001.
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-401
42001000200008&script=sci_arttext&tlng=pt
http://www.scielo.br/pdf/ea/v15n42/v15n42a08.pdf |
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro . São Paulo: Cortez, Brasília: UNESCO, 2000. |
MORAN, José Manuel,; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica . Campinas: Papirus, 2000. |
PERRENOUD, Phillipe. Dez novas competências para ensinar: convite à viagem . Porto Alegre: Artmed, 2000. Cap. 1 a 5. |
PERRENOUD, Phillipe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens; entre duas lógicas . Porto Alegre: Artmed, 1999. Cap. 3, 7 e 9. |
RIOS, Terezinha Azeredo. Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade . São Paulo: Cortez, 2001. |
SILVA, Marco. Sala de aula interativa . Rio de Janeiro: Quartet, 2002. |
THURLER, Mônica Gather. O desenvolvimento profissional dos professores: novos paradigmas, novas práticas. In: PERRENOUD, Phillipe et al. As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação . Porto Alegre: Artmed, 2002. p. 89-111. |
VALENTE, José Armando. Pesquisa, comunicação e aprendizagem com o computador: o papel do computador no processo ensino-aprendizagem. In: ALMEIDA, M. E. ; MORAN, J. M. Integração das tecnologias na educação . Brasília : MEC/SEED, 2005. p. 22-31.
http://www.tvebrasil.com.br/salto/livro.htm |
|
|
|
|
 |
|
|
|