> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Café Cultural
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Bom dia
Quinta-Feira , 24 de Abril de 2014
 
>> Concurso PEB II 2006

Livros e Artigos



O CRE Mario Covas disponibiliza, para consulta presencial em sua sede, os livros e artigos indicados para o Concurso Público de Professor Educação Básica - PEB II. Os mesmos não estão disponíveis no sítio por questões de direitos autorais.

Para facilitar a consulta, selecionamos:

sítios institucionais que apresentam os textos na íntegra;
bibliotecas/centros de documentação que possuem os documentos para consulta, na capital e no interior.

Observação:

1. O ano de publicação dos documentos não é, necessariamente, o mesmo solicitado na bibliografia oficial.

2. As referências bibliográficas seguem exatamente o padrão adotado no Comunicado SE, de 15/03/2006.

Clique sobre o título para localizar o documento.

ABRANCHES, Mônica. Colegiado escolar: espaço de participação da comunidade . São Paulo : Cortez, 2003. cap.1, 4 e con­clusões
ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em escola reflexiva . São Paulo : Cortez, 2003. Cap. 1, 2 e 4.
ARROYO, Miguel G. Ofício de mestre . Petrópolis: Vozes, 2000.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessá­rios à prática educativa . 2. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
HARGREAVES, Andy. O ensino na sociedade do conheci­mento: educação na era da insegurança . Porto Alegre: Artmed, 2004.
HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 1998.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional . São Paulo: Cortez, 2000.
MACHADO, Nilson José. Sobre a idéia de competência. In: PERRENOUD, Philippe et al. As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação . Porto Alegre: Artmed. 2002. p.137-155.

- MENEZES, Luís Carlos. O novo público e a nova natureza do ensino médio. Estudos avançados , São Paulo: USP, v. 15, n. 42, p. 201-208, maio/ago. 2001.

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-401
42001000200008&script=sci_arttext&tlng=pt

http://www.scielo.br/pdf/ea/v15n42/v15n42a08.pdf
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro . São Paulo: Cortez, Brasília: UNESCO, 2000.
MORAN, José Manuel,; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica . Campinas: Papirus, 2000.

PERRENOUD, Phillipe. Dez novas competências para ensi­nar: convite à viagem . Porto Alegre: Artmed, 2000. Cap. 1 a 5.

PERRENOUD, Phillipe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens; entre duas lógicas . Porto Alegre: Artmed, 1999. Cap. 3, 7 e 9.
RIOS, Terezinha Azeredo. Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade . São Paulo: Cortez, 2001.

SILVA, Marco. Sala de aula interativa . Rio de Janeiro: Quartet, 2002.

THURLER, Mônica Gather. O desenvolvimento profissional dos professores: novos paradigmas, novas práticas. In: PERRE­NOUD, Phillipe et al. As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação . Porto Alegre: Artmed, 2002. p. 89-111.

VALENTE, José Armando. Pesquisa, comunicação e aprendi­zagem com o computador: o papel do computador no processo ensino-aprendizagem. In: ALMEIDA, M. E. ; MORAN, J. M. Integração das tecnologias na educação . Brasília : MEC/SEED, 2005. p. 22-31.

http://www.tvebrasil.com.br/salto/livro.htm