> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Terça-Feira , 19 de Março de 2024
 
>> Ensino Fundamental

5ª a 8ª Séries | Artes | Ciências | Educação Física | História
Língua Estrangeira | Geografia | Língua Portuguesa | Matemática

   5ª a 8ª Séries

São Paulo Faz Escola
http://www.rededosaber.sp.gov.br/contents/SIGS-CURSO/sigscFront/default.aspx?SITE_ID=25&SECAO_ID=447
Nas páginas deste Site encontram-se as Propostas Curriculares (Ensino Fundamental e Ensino Médio) para o Estado de São Paulo, documento de orientações para a gestão do currículo na escola dirigido especialmente às Unidades Escolares e aos dirigentes e gestores, além de, vídeos, notícias, atividades didáticas do professor e dos alunos para as aprendizagens específicas dos conteúdos de cada disciplina.

Parâmetros Curriculares Nacionais (5ª a 8ª séries) http://portal.mec.gov.br/seb/index.php?option=content&task
=view&id=264&Itemid=254

Subsídios para o Planejamento/2009 – Ciclo II
http://www.educacao.sp.gov.br/
Página da Secretaria de Estado da Educação de são Paulo que traz textos e vídeos de apoio ao planejamento 2009.

Novo Acordo Ortográfico
http://www.rededosaber.sp.gov.br/contents/SIGS-CURSO/sigscFront/default.aspx?SITE_ID=25&SECAO_ID=851
Página da SEE que disponibiliza para os professores informações sobre as novas normas ortográficas previstas no Acordo que entrou em vigor em janeiro de 2009.

----  voltar ao topo  ---------------------------------------------------------------------------

   Artes

Programa Cultura é currículo
http://culturaecurriculo.fde.sp.gov.br//
O Programa Cultura é Currículo visa propiciar melhor qualidade de ensino da escola pública estadual atendendo aos desafios do mundo moderno e inserção social de seus alunos. Em acordo com os parâmetros pedagógicos da atual gestão, pauta-se por princípios estabelecidos para a organização curricular.

Arquivo de Artes do Programa X-Tudo
http://www.tvcultura.com.br/x-tudo/arquivo/listadeartes.htm
Ensina experiências fáceis de fazer, com explicações sobre os fenômenos estudados. Tem ainda mágicas e artes.

Instituto Itaú Cultural
http://www.itaucultural.org.br/experiencias_educacionais/caderno00.htm
Acesso ao Caderno do Professor e ao documento "Recursos Educativos em Artes - Gravura".

Artes. Programa Alô Escola da TV Cultura.
http://www.tvcultura.com.br/aloescola/artes/index.htm
Históricos de museus e textos sobre vida e obra de compositores brasileiros, além de sugestões em artes plásticas e poesias, extraídas dos programas "X-Tudo" e "Musikaos".

A arte explica a vida
http://www.ensino.net/novaescola/151_abr02/html/fala_mestre.htm
Entrevista com a coordenadora de educação da 25ª Bienal, Mirian Celeste Martins. Aborda diversas questões, tais como: a finalidade da disciplina de Arte, o tipo de intervenção do professor na produção artística dos alunos, a possibilidade da relação interdisciplinar em torno dos temas da exposição, a importância de apresentar a arte contemporânea aos professores para que possam discutir e refletir sobre o ensino de Arte no País, focando seus métodos de trabalho.

Sabe o que dá para fazer com estas revistas?
http://www.ensino.net/novaescola/121_abr99/html/material.htm
Relata o trabalho com revistas desenvolvido por professores em três escolas paulistas. Apresenta idéias de atividades multidisciplinares com arte, arquitetura, história, matemática, que procuram estimular o interesse dos alunos pelo trabalho e pela busca de informação, além de facilitar o processo de alfabetização.

Como fazer um gibi
http://www.ensino.net/novaescola/111_abr98/html/repcapa5.htm
Apresenta algumas técnicas para desenhar as histórias em quadrinhos. Detalha as diversas etapas a serem cumpridas: criação dos personagens, argumento e roteiro, desenho, letras, arte-final e cor. Disponibiliza uma bibliografia sobre o assunto

Os estilos da arte nos quadrinhos
http://www.ensino.net/novaescola/111_abr98/html/repcapa_popup.htm
Refere-se às diversas escolas artísticas presentes nas páginas dos gibis, sugerindo um trabalho com a área de Educação Artística.

Central do Brasil
http://www.ensino.net/novaescola/114_ago98/html/repcapa3.htm
Trabalho sobre cinema, desenvolvido por professores de uma escola da rede pública de São Paulo, que exploraram o aspecto artístico, a paisagem e a realidade brasileira. O texto mostra como pode ser feito um trabalho multidisciplinar unindo a música e a geografia.

Tom Jobim
http://www2.uol.com.br/tomjobim/index_flash.htm
Disponibiliza músicas de Antônio Carlos Jobim, partituras de canções, compilação de textos, entrevistas, depoimentos, poemas. Apresenta biografia e fotos deste compositor brasileiro.

Vinícius de Moraes
http://www.viniciusdemoraes.com.br/
Disponibiliza a obra completa do poeta Vinícius de Moraes (1913-1980). Neste site, criado pelos herdeiros do poeta para comemorar os 90 anos de nascimento de Vinícius, o internauta poderá montar sua própria antologia de textos, músicas e sonetos. São mais de 1.500 tópicos, entre poesia, prosa, letras de música e críticas de cinema. Há também a biografia, áudio de algumas canções, fotografias, capas de livros e discos.

Clássicos da Música
http://www.classicos.hpg.ig.com.br/index.htm
Traz um índice de compositores musicais do período barroco ao contemporâneo; gêneros musicais; relação e descrição dos principais instrumentos orquestrais utilizados na música erudita. Destaque para os quatro principais períodos da música erudita, com suas características e expoentes.

Músicas Folclóricas
http://jangadabrasil.com.br/fjan/midispartituras.htm#lundu
Apresenta MIDIs e partituras de músicas folclóricas, tais como: "Capelinha de Melão"; "Arraial dos Jangadeiros"; "Meu Limão"; "Sapo Jururu"; "Samba Lelê"; "Dorme Suzana"; e "Balaio".

----  voltar ao topo  ---------------------------------------------------------------------------

   Ciências

Estação Ciência. Universidade de São Paulo.
http://www.eciencia.usp.br
Experimentos que podem ser feitos em sala de aula e sugestões de softwares educacionais.

Projetos de 5ª a 8ª séries
http://www.feiradeciencias.com.br/sala02/index2.asp
Traz textos de iniciação científica e um arquivo de experiências ilustradas sobre ar, água, sistema solar, forças e movimentos, calor, som, luz, eletricidade, Química e Biologia.

Arquivo de Experiências. Programa X-Tudo da TV Cultura.
http://www.tvcultura.com.br/x-tudo/arquivo/listadeexperiencias.htm
Lista de experiências científicas que podem ser desenvolvidas em sala de aula.

Programa Alô Escola da TV Cultura.
http://www.tvcultura.com.br/aloescola/ciencias/index.htm
Aborda os seguintes temas: biologia marinha, astronomia, animais da Mata Atlântica, recursos hídricos, entre outros.

Educação Ambiental através da visão integral de Bacia Hidrográfica - Programa Educar
http://educar.sc.usp.br/biologia/principal.html
Por meio das diversas bacias hidrográficas brasileiras, este site traz informações sobre ocupações de áreas protegidas, escassez de áreas verdes, problemas locais como lixo, esgoto, poluição, entre outros temas. Clicando em Centros Participantes, surge o mapa do Brasil com indicação das regiões estudadas e das escolas envolvidas neste programa. Em Material de Apoio, encontram-se textos descrevendo atividades para serem aplicadas a alunos do Ensino Fundamental.

Sabesp
http://www.sabesp.com.br
Apresenta a história e as ações da empresa, assim como legislação voltada ao meio ambiente, água e saneamento, seus projetos atuais (Tietê, Viverista, Reservatórios Culturais, entre outros) e um espaço para alunos e professores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio (Sabesp Ensina), onde há sugestões de atividades que podem ser realizadas em aula.

Saúde. Você Sabia?
http://www.canalkids.com.br/mapa/saude.htm
Traz informações sobre a história da medicina; o corpo humano (circulação, respiração, ossos, músculos, sistema digestivo, sistema imunológico); os cinco sentidos; hábitos saudáveis; cuidados com a dengue.

A Lua
http://www.mamutemidia.com.br/alua/default.asp
Informações sobre o satélite natural da Terra e os componentes do Universo. Traz aulas virtuais, sugestões de experiências científicas, planos de aula, avaliação, entre outros recursos de ensino.

Grupo de ensino de ciências & tecnologia
http://darwin.futuro.usp.br
Estão disponibilizados projetos de ensino de Ciências com o uso de tecnologias em escolas públicas e particulares. Alguns dos projetos são: Aves, Dália (clone), Dandelions, Ecologia das Águas, Finlay (dengue), Frogs, Frutas, Sky.

Astronomia no Zênite
http://www.zenite.nu
Traz artigos sobre colisão de galáxias, novo sistema solar, entre outros. Utiliza uma linguagem clara e cotidiana. Oferece download de arquivo sobre todos os eclipses já ocorridos e um teste para você verificar os seus conhecimentos.

Comissão Nacional de Energia Nuclear
http://www.cnen.gov.br
Na seção CNEN Educar, encontramos informações sobre as diversas aplicações da energia nuclear (na agricultura, na indústria, na medicina e no meio ambiente), apostilas educativas e jogo de perguntas e respostas sobre energia nuclear.

Nature (Em inglês)
http://www.nature.com/
Versão eletrônica de um dos mais importantes periódicos da ciência mundial. Podem ser encontrados artigos sobre genética, biologia molecular, imunologia, entre outros.

Nova-Science in the News (Em inglês)
http://www.science.org.au/nova/index.htm
Estão disponibilizados artigos científicos veiculados em jornais e revistas, traz eventos relacionados com biologia, saúde, meio-ambiente e ciências físicas.

Science@NASA (Em inglês)
http://science.nasa.gov/
Encontram-se informações científicas da NASA - Agência Espacial Norte-Americana, sobre ciência espacial, física, astronomia, entre outros temas.

Science, Optics & You (Em inglês)
http://micro.magnet.fsu.edu/primer/java/scienceopticsu/
powersof10/index.html

Site que dispõe de um aplicativo que permite visualizar a galáxia e até o núcleo de uma célula.

----  voltar ao topo  ---------------------------------------------------------------------------

   Educação Física

Cultura corporal em movimento
http://www.tvebrasil.com.br/salto/cronograma2003/ccm/ccm0.htm
O Programa Salto para o Futuro da TV Escola apresenta uma série de textos sobre os diversos aspectos presentes nas aulas de Educação Física, como os afetivos, culturais, expressivos, sociais e pedagógicos.

Espacio Ciencia & Movimiento - Educación Física Deporte e Salude (Em espanhol)
http://www.chasque.apc.org/gamolnar/
Traz diferentes materiais educativos e de apoio dirigidos a professores de Educação Física.

Juegos para la cooperación y la paz (em espanhol)
http://www.ctv.es/USERS/avicent/Juegos_paz
Este site traz uma compilação internacional e intercultural de jogos que têm por objetivo desenvolver atitudes e valores relacionados com a educação para a paz. Os jogos estão agrupados em : apresentação, conhecimento, afirmação, confiança, cooperação, resolução de conflitos e distensão.

Conselho Federal de Educação Física - CONFET
http://www.confef.org.br/
Traz informações sobre leis, estatutos, associações, escolas, cursos, laboratórios, centros de pesquisa e órgãos do Governo Federal.


----  voltar ao topo  ---------------------------------------------------------------------------

   História

Presidentes do Brasil
https://www.planalto.gov.br/Infger_07/presidentes/gale.htm
Galeria de presidentes brasileiros desde 1889 até os dias atuais, com fotos e período de governo.

Clio História
http://www.cliohistoria.hpg.ig.com.br/index.htm
Portal de história organizado por três professores da rede pública com textos e documentos de história geral e do Brasil, obras completas, resenhas, roteiros de estudo, sinopses e utilização do cinema no ensino.

A Cidade de São Paulo e sua História
http://www.prodam.sp.gov.br/dph/historia/index.htm
Relata o desenvolvimento do município de São Paulo. Página do Departamento de Patrimônio Histórico da Prefeitura Municipal de São Paulo.

Registro da "terra nostra". Veja Educação
http://www2.uol.com.br/veja/idade/educacao/300501/p_066.html
Apresenta a nova edição do "Dicionário das Famílias Brasileiras", que contém sobrenomes procedentes de diferentes países e vindos para o Brasil no século 19.

Ancient Egypt (em inglês)
http://www.ancientegypt.co.uk/menu.html
Conta a história da civilização egípcia. Traz fotos das pirâmides, ilustrações e textos explicativos em inglês. Destaque para as figuras animadas. É ilustrado com imagens do acervo da Seção Egípcia do The British Museum.

The ancient city of Athens (em inglês)
http://www.stoa.org/athens
Informações sobre a parte antiga da cidade de Atenas, Grécia. Há imagens e textos explicativos da Acrópolis e de outros monumentos históricos da cidade.

----  voltar ao topo  ---------------------------------------------------------------------------

   Língua Estrangeira

Descobrir o Mundo
http://revistaescola.abril.com.br/edicoes/0148/aberto/mt_246003.shtml
Aborda a questão fundamental de integrar as habilidades de escuta, escrita, fala e leitura para garantir o ensino eficiente de outros idiomas.

----  voltar ao topo  ---------------------------------------------------------------------------
   Geografia


IBGE Teen

http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/index.html
Mapas, dados do censo populacional, bibliotecas, com linguagem e visual voltados a um público jovem.

Censo: contando gente
http://www.canalkids.com.br/cultura/geografia/vocesabia/03.htm
Traz um pouco da história dos recenseamentos no Brasil e no mundo.

Projeções de mapas
http://www.canalkids.com.br/cultura/geografia/projecoes2.htm
Mostra as várias formas de projeção do globo terrestre na superfície plana do papel. Projeção de Lambert, Mercator, Mollweide, Albers e Peters.

Tipos de mapa
http://www.canalkids.com.br/cultura/geografia/tipos2.htm
Explica as características dos mapas políticos, topográficos e climáticos.

Água On-line
http://www.aguaonline.com.br
Revista digital sobre água, saneamento e meio ambiente com notícias, legislações, links, indicações de livros e empresas que se preocupam com a questão ambiental.

Pedro Martinelli
http://www.pedromartinelli.com.br
O fotógrafo Pedro Martinelli dedica seu trabalho à região amazônica, expondo em seu site fotos e informações sobre espécimes da fauna e flora local. A página possui também fórum, agenda e notícias sobre preservação do meio ambiente, acompanhados por uma trilha sonora.

Amazônia
http://www.amazonia.org.br
Apresenta notícias, dados sobre a região e informações sobre políticas públicas, meio ambiente, economia, população e legislação.

Uma viagem pelo litoral brasileiro
http://www.tvcultura.com.br/aloescola/ciencias/maravista/index.htm
Informações sobre o litoral brasileiro em uma viagem da foz do Rio Parnaiba, no Maranhão, passando pela Ilha de Trindade, o ponto mais distante do mar territorial brasileiro, até chegar a foz da Lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul.

A Lua
http://www.mamutemidia.com.br/alua/default.asp
Informações sobre o satélite natural da Terra e os componentes do Universo. Traz aulas virtuais, sugestões de experiências científicas, planos de aula, avaliação, entre outros recursos de ensino.

----  voltar ao topo  ---------------------------------------------------------------------------

   Língua Portuguesa


Entre Linhas
http://www.tvcultura.com.br/entrelinhas/
Programa dedicado aos livros e à literatura, exibido pela TV Cultura de São Paulo. Segue o formato de uma revista eletrônica, reunindo a cada semana um material diverso.O programa exibe entrevistas gravadas na rua ou na casa dos escritores, reportagens sobre tendências do mundo literário, matérias sobre clássicos brasileiros e universais, enquetes com leitores e seções como " lançamentos ", " mais vendidos " e " geografia literária ".

Nossa Língua Portuguesa. Programa Alô Escola da TV Cultura.
http://www.tvcultura.com.br/aloescola/linguaportuguesa/index.htm
Com base em análises de textos, filmes publicitários, histórias em quadrinhos, poemas e letras de música pelo prof. Pasquale Cipro Neto, esta página aborda os seguintes temas: variantes lingüísticas, fonologia, ortografia, acentuação, morfologia, sintaxe, estilística, significação das palavras e outros casos da Língua Portuguesa.

Interpretação de Textos
http://www.10emtudo.com.br/
redacao_interpretacao_de_texto_1.asp

Oferece sugestões para interpretação de textos em Língua Portuguesa.

Encontro com autores - literatura infantil
http://www.edukbr.com.br/leituraeescrita/marco02/iautores.asp
Contém biografia, entrevistas e textos do autor homenageado no mês. Além disso, traz uma brincadeira relacionada a personagens de histórias conhecidas e sugestões de atividades para os professores interessados em abordar o tema.

O caracol do ouvido
http://www.dobrasdaleitura.com/abertura/index200421.html
Estão disponibilizadas situações didáticas de leitura em sala de aula, artigos, lançamentos na literatura.

Pontuar? Depende do gênero, do leitor.
http://revistaescola.abril.com.br/edicoes/0152/aberto/mt_244465.shtml
Traz orientações para o professor guiar o aluno na construção das habilidades de pontuar e de interpretar textos diferentes.

No meio do caminho tem um poeta
http://revistaescola.abril.com.br/edicoes/0150/aberto/mt_245435.shtml
Aproveitando o centenário do nascimento de Carlos Drummond de Andrade, esta página apresenta sugestões de atividades elaboradas para turmas a partir da 5ª série, para que os alunos aprendam a valorizar os textos literários e reconheçam a qualidade de uma poesia.

Textos com estilo
http://revistaescola.abril.com.br/edicoes/0149/aberto/mt_245711.shtml
Sugere que os alunos revisem as próprias redações em busca de erros e de formas para melhorá-las. É necessário que o professor apresente textos de nossa literatura e obras de escritores consagrados que ajudem a formar amantes da boa literatura.


----  voltar ao topo  ---------------------------------------------------------------------------

   Matemática


Matemática Essencial
http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica
Números, operações, espaço e forma são alguns dos temas apresentados neste site. Encontram-se também testes matemáticos.

A magia dos números
http://nautilus.fis.uc.pt/mn/p_index.html
Jogos matemáticos de raciocínio e lógica, excelentes para serem utilizados como motivação.

Mathematikos
http://mathematikos.psico.ufrgs.br
É possível encontrar textos, desafios, problemas, envio de soluções, divertimentos, e muito mais para se aprender matemática com páginas e atividades construídas pelos (as) alunos (as) do curso de Licenciatura em Matemática da UFRGS.

Só matemática
http://www.somatematica.com.br
Traz software, história da Matemática, biografias de matemáticos, jogos, curiosidades etc.

Aprender matematicas con la calculadora (Em espanhol)
http://www.quadernsdigitals.net/index.php?
accionMenu=hemeroteca.VisualizaArticulo
IU.visualiza&articulo_id=1079m

Manolo Alcalá. In: Kikirikí, no. 34
O autor relata experiência sobre uso de calculadora no Ensino Fundamental e descreve algumas atividades que podem ser feitas com o uso dessa ferramenta.

Aprender a ler problemas de matemática
http://www.mathema.com.br/reflexoes/ap_ler_prob.html
aprender_a_ler_problemas/02_aprender_a_ler_problemas.htm
Página da Revista Aprender que traz sugestões de ações para que os alunos/leitores resolvam problemas de matemática.


----  voltar ao topo  ---------------------------------------------------------------------------