> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Bom dia
Sexta-Feira , 26 de Abril de 2024
 
>> Educação Inclusiva
   Pressupostos Filosóficos e Pedagógicos

Secretaria de Educação Especial - MEC
http://portal.mec.gov.br/seesp/
Ações, Programas, projetos, legislação, publicações sobre Educação especial e Inclusiva.

Centro de Apoio Pedagógico Especializado
http://cenp.edunet.sp.gov.br/Cape_new/cape_arquivos/default.asp
Site do CAPE da Secretaria de Educação de São Paulo/CENP que oferece suporte ao processo de inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais na Rede Estadual de Ensino.

Sites Nacionais - INEP
http://bve.cibec.inep.gov.br/ac_rap.asp?cat=22&nome=Educação%20Especial
Relação de sites e artigos sobre Educação Especial.

A nova LDB e as necessidades educativas especiais.
Júlio Romero Ferreira. In: Cad. CEDES, Set. 1998, vol.19, no.46. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32621998000300002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
São analisados os dispositivos referentes à Educação Especial na nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que apontam uma ação mais ligada aos sistemas e aos programas do ensino regular. Indicam-se algumas implicações e perspectivas para a área, no contexto das reformas educacionais em curso.

Educação, Direito E Cidadania
http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2001/edc/edc0.htm
Programas da Série Debates – TV Escola/Um Salto para o Futuro dedicados a reflexão sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, seus fundamentos, seus princípios, a concepção de cidadania aí formulada, a educação como um dos direitos fundamentais para o exercício desta cidadania e o papel da escola como um dos agentes importantes no esclarecimento e na promoção destes direitos. Traz textos sobre Educação Inclusiva.

Banco de Escola: Educação para Todos
http://intervox.nce.ufrj.br/~elizabet/index.html
Aqui, você encontrará, entre outros temas educacionais, informações, textos e artigos sobre inclusão escolar e social de pessoas com deficiência .

A humanidade como ela é
http://www.educacional.com.br/entrevistas/entrevista0073.asp
Entrevista da jornalista e autora de livros sobre Educação Inclusiva, Claudia Werneck, que ressalta a má utilização da palavra inclusão e a prioridade que a escola deve dar a um trabalho nessa área. Aborda também a necessidade de mudanças físicas no ambiente escolar e na forma de pensar do professor para elevar sua auto-estima. Defende a capacitação de adolescentes, através do projeto "Quem cabe no seu todos?".

Educação Inclusiva
http://www.inclusao.com.br/index_.htm
Encontram-se artigos, links que tratam de Educação Inclusiva e a análise de algumas situações que auxiliam no trabalho com as crianças portadoras de necessidades especiais.

Sociedade Inclusiva - PUC Minas
http://www.sociedadeinclusiva.pucminas.br/
É possível encontrar palestras sobre inclusão, uma cartilha sobre o tema, legislação e trabalhos realizados no II Seminário Internacional Sociedade Inclusiva.