> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Café Cultural
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa tarde
Terça-Feira , 25 de Abril de 2017
 
>> Ensino Médio
   Artigos

LOPES, Alice Casimiro. "Os Parâmetros curriculares nacionais para o ensino médio e a submissão ao mundo produtivo: o caso do conceito de contextualização". Educ. Soc., set. 2002, vol.23, no.80, p.386-400. ISSN 0101-7330.
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-
73302002008000019&lng=pt&nrm=iso

Whitaker, Dulce Consuelo Andreatta and Fiamengue, Elis Cristina "Ensino médio: função do estado ou da empresa?". Educ. Soc., Ago 2001, vol.22, no.75, p.200-232.
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-
73302001000200011&lng=pt&nrm=iso

Ferretti, Celso João. "Mudanças em sistemas estaduais de ensino em face das reformas no Ensino Médio e no Ensino Técnico". Educ. Soc., Abr 2000, vol.21, no.70, p.80-99.
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-
73302000000100006&lng=pt&nrm=iso

Domingues, José Juiz, Toschi, Nirza Seabra and Oliveira, João Ferreira de. "A reforma do Ensino Médio: a nova formulação curricular e a realidade da escola pública". Educ. Soc., Abr 2000, vol.21, no.70, p.63-79.
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-
73302000000100005&lng=pt&nrm=iso

Oliveira, Maria Rita Neto Sales. "Mudanças no mundo do trabalho: acertos e desacertos na proposta curricular para o Ensino Médio (Resolução CNE 03/98). Diferenças entre formação técnica e formação tecnológica". Educ. Soc., Abr 2000, vol.21, no.70, p.40-62.
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-
73302000000100004&lng=pt&nrm=iso

Kuenzer, Acacia Zeneida. O Ensino Médio agora é para a vida: entre o pretendido, o dito e o feito. Educ. Soc., Abr 2000, vol.21, no.70, p.15-39.
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-
15742002000200009&lng=pt&nrm=iso

Mitrulis, Eleny. "Ensaios de inovação no Ensino Médio". Cad. Pesqui., Jul 2002, no.116, p.217-244.
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-
15742002000200009&lng=pt&nrm=iso

Corações informados e cabeças bem feitas: o novo Ensino Médio brasileiro
A autora, ressalta que diante de uma realidade dinâmica da sociedade, a escola deve se adaptar à nova demanda educacional, preocupando-se mais em formar competências do que simplesmente dar conteúdos ao alunos.
http://www.unesco.cl/medios/biblioteca/documentos/
ensino_medio_brasileiro2_pgues.pdf?menu=/esp/biblio/docdig

A sociologia no Ensino Médio: condições e perspectivas epistemológicas
http://www.sociologos.org.br/textos/sociol/ensinmed.htm
Texto de Mário Bispo dos Santos que aborda a inclusão da Sociologia no currículo do Ensino Médio e as dificuldades enfrentadas pelos professores, analisadas a partir de dois enfoques: 1) as condições internas/cognitivas ou didático-epistemológicas, isto é, questões de ordem microssociológicas relacionadas à organização da escola; 2) questões ligadas às condições externas/macroestruturais, relacionadas às mudanças no mundo do trabalho, à implementação de políticas educacionais e em especial, as questões relacionadas ao modo de produzir e distribuir conhecimento nas sociedades contemporâneas que podem afetar as representações sociais dos professores.

Educação de Jovens e Adultos
http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2001/uej/uej0.htm
Textos que integram o programa "Uma escola para jovens", da TV Escola, dedicados à reflexão e ao debate sobre esta escola, que tem por meta a construção da autonomia intelectual do aluno e do seu desenvolvimento pessoal.

Salto para o Futuro
http://www.tvebrasil.com.br/salto/
Neste site podem ser encontrados diversos artigos, boletins e outros sobre vários aspectos da educação, inclusive relacionados ao Ensino Médio.