> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Sexta-Feira , 19 de Abril de 2024
 
>> Ensino Médio
   Programas Governamentais

O futebol pode mudar o Brasil
In Revista Nova Escola, São Paulo, Abril, 2002.
http://novaescola.abril.uol.com.br/ed/151_abr02/html/repcapa_ent.htm
Entrevista com Roberto da Matta, antropólogo e professor da Universidade de Notre Dame, nos Estados Unidos, que fala sobre futebol, patriotismo e a relação entre esta "paixão" e a "identidade" brasileira.

Programa de Melhoria e Expansão do Ensino Médio

Programa do MEC estruturado em dois subprogramas: Projetos de Investimento das Unidades Federadas, que visa proporcionar aos estados recursos financeiros para a implantação da reforma, melhoria da qualidade e expansão da oferta de Ensino Médio; e Políticas e Programas Nacionais, que se destina a garantir que a Secretaria de Educação Média e Tecnológica desempenhe seu papel de impulsionadora e coordenadora nacional da reforma do Ensino Médio, contribuindo de modo efetivo e eficaz para a implementação das políticas de melhoria e expansão do atendimento no conjunto do País.
http://www.mec.gov.br/semtec/escjov.shtm

Programa Diversidade na Universidade
Programa do MEC que busca prioritariamente favorecer o ingresso na Universidade da população socialmente desfavorecida, levando em consideração o corte étnico-racial. Pelo programa, o ministério repassa recursos a instituições que tenham mais de 51% de afro-descendentes ou indígenas entre seus alunos, para que estas concedam bolsas aos estudantes.
http://www.mec.gov.br/semtec/Diversidade/default.shtm

Projeto Alvorada
Projeto que tem como objetivo reduzir as desigualdades regionais, por meio da melhoria das condições de vida das áreas mais carentes do Brasil. O programa reforça as ações desenvolvidas pelo Governo Federal junto aos Sistemas Estaduais de Ensino, no sentido de apoiá-los no esforço de assegurar a progressiva universalização da oferta do Ensino Médio, em observância ao que determina a Constituição Federal e a LDB. Participam do Alvorada os 14 estados com menor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do País.
http://www.mec.gov.br/semtec/ensmed/Alvorada/projeto.shtm

Ensino Médio na TV Escola
Disponibiliza a programação do Ensino Médio na TV Escola, além do material que complementa os programas, como as fichas da série Como Fazer, com sugestões de atividades para os professores.
http://www.mec.gov.br/semtec/programa.shtm

Inovações no Ensino Médio
Aborda a criação de redes ibero-americanas de escolas de Ensino Médio que se articulem a partir de espaços de trabalho estáveis e de projetos concretos, integrados por diversos atores educativos.
http://www.oeibrpt.org/programacion/educacion4.htm