A Avaliação
1. Feita pelo sistema educacional Objetivos: Certificar-se,
se a escola,
· cumpre os programas e as regras comuns;
· atinge um rendimento aceitável.
2. Feita pela escola Objetivos: a escola deseja
· valorizar sua forma de administração,
suas realizações, em busca de legitimidade
e de adesão.
· evidenciar alguns problemas, o que lhe dará
maior conhecimento sobre sua estrutura.
· Reestruturar, realocar recursos etc.
Os Estabelecimentos Escolares
1. Frente a uma avaliação feita por um
sistema educacional, sentem-se
· ameaçados pela possibilidade de se estabelecer
uma classificação pública.
· preocupados com a reputação de
excelência no sistema escolar.
2. Frente a uma auto-avaliação, revelam
· diferentes tendências pedagógicas
e ideológicas;
· tensões entre direção
e corpo docente;
· falhas ou desempenhos do sistema ou de determinados
profissionais.
Um Novo Avatar
No hinduísmo, Avatar é uma encarnação
divina que desce do céu com uma missão
especial. Mas porque será que foi usada essa
analogia do Avatar e a avaliação? Para
o autor, há que se ter a figura de uma pessoa-
o pesquisador- que veja e diga o que nenhum ator atuante
na escola poderia captar ou exprimir. É ele que
pode apreender os muitos aspectos de uma avaliação
em uma escola. Esse "Avatar" pode ser
1. independente: não é pago pela escola,
nem pelo sistema educacional pode propor "um
ponto de vista inesperado sobre a escola, colocar
perguntas que os atores nunca se colocaram."
2. participante externo convidado pela escola: contribui
para um trabalho de auto-avaliação pode
falar de uma crise, de uma reflexão coletiva,
de um balanço, da resolução de
um conflito, do acompanhamento de uma inovação,
de um check-up etc.
3. participante externo convidado pelo sistema educacional:
chega em condições não escolhidas
pela escola pode observar as resistências à
avaliação, as fantasias que ela provoca
em todos os atores, evidenciando falhas reais da organização.
Ilusão Cientificista
1. Uma avaliação não é
neutra, isto é, ela serve aos interesses de
alguns atores da escola ou de um sistema escolar.
Por isso não pode ser considerada científica,
mesmo quando "pede emprestado" do método
científico uma parte de seus instrumentos,
procedimentos e de seu rigor.
2. A discussão sobre uma avaliação
ser qualitativa ou quantitativa é de interesse
menor. Por mais qualitativa que possa parecer, ela
é quantitativa porque a partir dela são
utilizados: classificações e julgamentos
de valor, hierarquias de excelência etc.
A Avaliação dos Estabelecimentos Escolares:
um Novo Avatar da Ilusão Cientificista?
Seja qual for a avaliação -auto-avaliação
ou avaliação do sistema- é importante
que a escola "se interrogue regular, séria
e abertamente sobre suas finalidades e a forma como
as persegue, sobre seu funcionamento e suas práticas."