> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 28 de Março de 2024
>> Avaliação Externa
   
 
Medidas referenciadas a critério - uma introdução

Heraldo Marelim Vianna


Quando você faz uma prova ou teste, qual a fundamentação para a elaboração desse instrumento de avaliação? Será que as perguntas elaboradas permitem avaliar o que o aluno domina e determinar as deficiências de sua aprendizagem?
Como você trabalha com os resultados obtidos? Neste artigo, o autor discute a qualidade de instrumentos de avaliação e quais as vantagens dos testes referenciados a critérios, testes referenciados a normas e testes combinados (critérios e normas).

Clique aqui para ler o texto na íntegra. Para isso você precisa ter o programa Acrobat Reader. Para instalá-lo, clique aqui.

"Os testes de rendimento escolar são importantes num programa de medidas, mas não devem constituir o único tipo de instrumento a ser empregado. É interessante também coletar o máximo possível de informações nas áreas cognitiva, afetiva e vocacional. Assim, além daqueles testes, é desejável o uso de outros instrumentos para a mensuração de inteligência, aptidões especiais, interesses e qualificações pessoais."

"O estado atual das mensurações educacionais simplesmente demonstra que, na escola, por falta de recursos humanos com treinamento especializado, não estão sendo empregados diferentes modelos de mensuração para fins diversos, com evidentes prejuízos para o aluno, o professor e a educação."

"Os instrumentos aplicados em nossa escola não se enquadram no modelo critério, ainda que estabeleçam um desempenho mínimo - "a média" -, porque o ensino não é orientado por objetivos, e os instrumentos não seguem a mesma orientação; por outro lado, quando o critério não é atingido, as possibilidades de recuperação são mínimas, talvez seja necessário um novo exame - "a recuperação" -, geralmente tão duvidoso quanto os exames anteriores, havendo a ameaça de uma reprovação pura e simples, com a repetição de novo período letivo, cuja eficiência é discutível. Os mesmos testes também não podem ser considerados de norma, pois nem sempre possuem validade e quase nunca oferecem resultados fidedignos. O que são? O que medem? O que permitem avaliar? - são questões difíceis de elucidar no momento presente."

"As medidas referenciadas a critério desempenham, portanto, papel nuclear na avaliação formativa da aprendizagem. As suas informações interessam ao estudante porque, ao especificarem erros de aprendizagem que precisam ser corrigidos, são uma motivação para a aprendizagem bem-sucedida. As mesmas informações são também significativas para os professores, porque permitem reestruturar estratégias deficientes e prejudiciais ao êxito instrucional"

Publicação: Série Idéias n. 8. São Paulo: FDE, 1998
Páginas: 145-159

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





 Download do      arquivo

Clique aqui para baixar o Acrobat Reader