> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Sexta-Feira , 26 de Abril de 2024
 
>> I Mostra Internacional de Cultura e Arte 2012

I Mostra Internacional de Cultura e Arte 2012

DESENHOS DOS ALUNOS DE
SÃO PAULO


Conheça a Cerimônia do Chá: Fundamentos.


Conheça a Cerimônia do Chá: Utensílios.


Evento de Premiação dos Alunos Selecionados

Cultura Brasileira


ALUNOS DA ESCOLA PÚBLICA PARTICIPAM DO INTERCÂMBIO DE DESENHOS SOBRE A CULTURA BRASILEIRA E JAPONESA.

Neste ano de 2012, daremos mais um passo na direção da expressão criativa do conhecimento. A rede pública do Estado de São Paulo terá a oportunidade de participar da I Mostra Internacional de Cultura de Arte que intensificará o intercâmbio cultural, já existente desde 2007, entre jovens estudantes de São Paulo/Brasil e da Província de Toyama, no Japão. O tema escolhido para o Japão, neste ano, será “O Brasil que eu conheci”. Já, os estudantes brasileiros se dedicarão a uma nova temática relacionada à cultura japonesa - “MOTTAINAI”, que será uma oportunidade para trabalhar as questões referentes ao consumo ético e consciente, que vem ganhando popularidade devido aos projetos de preservação ambiental, em âmbito internacional.

O formato que será utilizado – Desenho - possibilitará conhecer através da arte o olhar dos jovens sobre os dois países. Além disso, permitirá o desenvolvimento de práticas pedagógicas que buscam princípios de estética, de sensibilidade e de criatividade.

Como nos anos anteriores, professores e alunos poderão conhecer, nesta página do CRE Mario Covas, os critérios de participação na Mostra, acessar vídeos de orientação, conceituais e de depoimentos, links contendo informações sobre o tema e, ainda, modelos de etiquetas de identificação e autorização.

Temos certeza de que este trabalho será muito prazeroso e proporcionará um pouco mais de conhecimento sobre hábitos, atitudes e comportamentos próprios da cultura japonesa. Além disso, permitirá que nossos olhos se voltem para a apreciação artística, estética e simbólica na produção em Arte, fazendo do desenho e da pintura um importante canal de comunicação e expressão, único e pessoal.


I Mostra Internacional de Cultura e Arte 2012:



MOTTAINAI