<< voltar
O Uso da Internet como Ferramenta Midiática
Trabalhando com a Pesquisa / Investigação
Profª
Lígia Maria Marques *
Questão motivadora:
O que fazer para o aluno melhorar o desempenho na pesquisa?
Cuidados importantes:
1 - Possibilitar ao aluno diferenciar as formas básicas de acessar as informações / conhecimento (site de busca na Internet, Vídeos, etc.).
2 - Garantir orientações gerais para o desenvolvimento do trabalho:
- Divisão dos grupos e escolha do tema, definindo objeto/foco (é preciso que fique muito claro o objeto da pesquisa).
- Elaborar questões/definir o (s) problema (s) a serem respondidos.
- Garantir que tenham um panorama do trabalho, incluindo prazos para cada etapa da pesquisa.
- Olhar o material com cuidado observando se existem contribuições para o tema na Internet.
- Anotar em uma folha a parte as informações básicas sobre os materiais encontrados que são de interesse para o tema.
- Observar se existe pouco material sobre o tema.
- É necessário buscar mais informações?
- As informações são suficientes? (Pensar em textos, fotos, imagens)
A – Contribuições especificas
- Forma de acessar
- Formatação diferenciada (imagem/som/vídeo)
- Dificuldade para compreensão da linguagem
- Informações mais atualizadas
B – Quanto a sistematização dos procedimentos de uso da mídia
- É preciso diagnosticar e fazer o levantamento de conhecimentos prévios.
- As crianças precisam ter clareza de como acessar sites para que desenvolvam a autonomia.
- Alguns procedimentos semelhantes aos utilizados para uso de vídeo / CDs e alguns procedimentos semelhantes aos utilizados para trabalhar com livros.
C – Orientações dadas aos alunos:
- Forma de acessar: site de busca, uso de palavra – chave
- Informações atualizadas
- Credibilidade das informações encontradas
- Discutir formatação diferenciada (links, sons e vídeos, páginas etc.)
D – Cuidados do professor:
|