> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Bom dia
Quinta-Feira , 06 de Outubro de 2022
 
>> Semana da Pátria: Seqüências Didáticas

<< voltar

O Uso da Internet como Ferramenta Midiática
Trabalhando com a Pesquisa / Investigação

Profª Lígia Maria Marques *

 

Questão motivadora:
O que fazer para o aluno melhorar o desempenho na pesquisa?

Cuidados importantes:

1 - Possibilitar ao aluno diferenciar as formas básicas de acessar as informações / conhecimento (site de busca na Internet, Vídeos, etc.).

2 - Garantir orientações gerais para o desenvolvimento do trabalho:

  • Divisão dos grupos e escolha do tema, definindo objeto/foco (é preciso que fique muito claro o objeto da pesquisa).
  • Elaborar questões/definir o (s) problema (s) a serem respondidos.
  • Garantir que tenham um panorama do trabalho, incluindo prazos para cada etapa da pesquisa.
  • Olhar o material com cuidado observando se existem contribuições para o tema na Internet.
  • Anotar em uma folha a parte as informações básicas sobre os materiais encontrados que são de interesse para o tema.
  • Observar se existe pouco material sobre o tema.
  • É necessário buscar mais informações?
  • As informações são suficientes? (Pensar em textos, fotos, imagens)


A – Contribuições especificas

  • Forma de acessar
  • Formatação diferenciada (imagem/som/vídeo)
  • Dificuldade para compreensão da linguagem
  • Informações mais atualizadas

B – Quanto a sistematização dos procedimentos de uso da mídia

  • É preciso diagnosticar e fazer o levantamento de conhecimentos prévios.
  • As crianças precisam ter clareza de como acessar sites para que desenvolvam a autonomia.
  • Alguns procedimentos semelhantes aos utilizados para uso de vídeo / CDs e alguns procedimentos semelhantes aos utilizados para trabalhar com livros.


C – Orientações dadas aos alunos:

  • Forma de acessar: site de busca, uso de palavra – chave
  • Informações atualizadas
  • Credibilidade das informações encontradas
  • Discutir formatação diferenciada (links, sons e vídeos, páginas etc.)


D – Cuidados do professor:

  • Selecionar previamente o(s) site(s), quando for o caso (mesmo quando vai trabalhar a busca de sites pelos alunos)
  • Professor define site?
  • Os alunos devem buscá-lo?
  • Definimos que é preciso garantir os dois tipos de situação para que aprendam os procedimentos dessa busca (autonomia)
  • Credibilidade. Em muitos casos não há autoria, confiabilidade

    * ATP de História - Diretoria de Ensino Norte 2.
    Participou das Reuniões de Planejamento da Sequência Didática
    e é autora do texto " O uso da Internet como Ferramenta Midiática".