> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Bom dia
Quinta-Feira , 25 de Abril de 2024
 
>> Semana da Pátria: Seqüências Didáticas

<< voltar

Verbetes
Independência

 

INDEPENDÊNCIA é a desassociação de um ser em relação a outro, do qual dependia ou era por ele dominado, é o estado de quem ou o que tem liberdade ou autonomia.

EM POLÍTICA, o conceito de independência de um país ou território é a conquista ou manutenção da sua soberania política e ecônomica, que pode ser absoluta ou relativa.

A INDEPENDÊNCIA ABSOLUTA diz respeito aos estados que possuem integral governo de seus atos, no plano interno, regido ounão pelo Estado de Direito. Diz-se RELATIVA a independência quando o ente goza de determinadas competências que lhe são exclusivas, e que devem ser respeitadas pelo ente hierarquicamente superior (por exemplo: o estado ou província, em relação aos municípios, ou em casos excepcionais, os Estados sob intervenção internacional)

INTERDEPENDÊNCIA - também há de se falar, na acepção política, da “independência” dos Três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário). Como neste caso a autonomia administrativa dos entes importa num relacionamento institucional harmônico, fala-se em “Interdependência”.


Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Independ%C3%AAncia
(acesso 30.08.2006)