Como nossos alunos realizam cálculos? Usam lápis e papel para trabalhar com os algoritmos ensinados na escola ou uma calculadora para obter resultados exatos? Realizam a operação mentalmente, por meio de estratégias diversas? Fazem uma aproximação do resultado, estimando seu valor?
De uma ou outra forma, é preciso que a escola crie um contexto favorável de ensino que conduza ao desenvolvimento das habilidades de cálculo, à capacidade de investigação e perseverança na busca de resultados, ao uso de estratégias diversificadas de controle de resultados, à valorização do trabalho em equipe e à troca de experiências como fonte de aprendizagem. Enfim, à ampliação das competências matemáticas do maior número de alunos possível, lembrando que a sociedade exige indivíduos capazes de refletir sobre situações diversas, avaliar e decidir.
A Jornada de Matemática pretende dar sua contribuição, trazendo uma matemática viva, conquistando os envolvidos no processo de ensino e de aprendizagem para a aventura da construção do pensamento matemático e do raciocínio criativo.
Nesta página, os educadores poderão encontrar o Regulamento, a Publicação Digital "Jornada de Matemática: Orientações", contendo sugestões de atividades matemáticas que podem auxiliar os professores no trabalho em sala de aula, e as equipes das Escolas e Diretorias de Ensino na preparação do processo de seleção.
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