> Sistema Documentação |
> Memorial da Educação |
> Temas Educacionais |
> Temas Pedagógicos |
> Recursos de Ensino |
> Notícias por Temas |
> Agenda |
> Programa Sala de Leitura |
> Publicações Online |
> Concursos & Prêmios |
> Diário Oficial |
> Fundação Mario Covas |
|
   |

|
  |
Boa noite |
Quarta-Feira , 30 de Abril de 2025
|
 |
|
|
 |
>> Especial Dia dos Índios |
|
Convivendo com estereótipos irreais, os povos indígenas continuam buscando sua completa inserção na sociedade brasileira. Nesse sentido, avanços ocorreram em vários setores, como o da Educação, na qual se defende um maior respeito à diversidade cultural e lingüística das populações indígenas brasileiras. Aproveitando o mote do Dia dos Índios, comemorado anualmente no dia 19 de abril, a equipe pedagógica do CRE elaborou um roteiro de sites que contextualizam a questão indígena, além de trazer colaborações para compreender as principais características culturais desses povos. |
Subsídios Legais |
Projetos e Programas |
Dados Estatísticos
Subsídios Teóricos |
Fundações, ONGs, Conselhos e outros
Pesquisadores da cultura indígena |
Povos indígenas no Brasil
Sugestões de Atividades | Exposições
Subsídios Legais |
 |
---- voltar ao topo ---------------------------------------------------------------------------
Dados Estatísticos |
 |
Censo da Educação Indígena
Apresenta informações colhidas pelo Censo da Educação Indígena, realizado em 1999, pelo INEP. Traz dados sobre a matrícula, etnias atendidas, dados sobre os docentes e o número de estabelecimentos escolares indígenas (arquivo em Excel. Para abrir o documento, escolha as opções: "desativar macro" e, em seguida, "não").
http://www.inep.gov.br/basica/levantamento s/
outroslevantamentos/indigena |
---- voltar ao topo ---------------------------------------------------------------------------
Subsídios Teóricos |
 |
Programa Especial de Formação em serviço de Professor Índio
Página da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo que trata da formação de professores indígenas para Educação Infantil e Ciclo I (1ª a 4ª série do Ensino Fundamental)
http://cenp.edunet.sp.gov.br/Portal/ensino/indigena.asp |
---- voltar ao topo ---------------------------------------------------------------------------
Fundações, ONGs, Conselhos e outros |
 |
Funai
Site da Fundação Nacional do Índio. Traz informações e notícias de 200 comunidades indígenas e sua situação fundiária, além de páginas sobre cultura, mitos, línguas e crenças indígenas. Há ainda um dicionário em tupi e um formulário próprio para pesquisas escolares.
http://www.funai.gov.br |
Centro de Trabalho Indigenista
Site de ONG formada por antropólogos, que traz informações das comunidades indígenas nas quais desenvolve trabalhos. Possui uma galeria de fotos dos povos Guarari, Marubo, Terena, Timbira e Wajâpi.
http://www.trabalhoindigenista.org.br/ |
Instituto de Desenvolvimento das Tradições Indígenas - IDETI
Site da ONG que divulga e promove a cultura e o conhecimento dos povos indígenas. Na seção "Diversidade", traz informações sobre os povos Ainu, Bororo, Kaxinaku e Xavante.
http://www.ideti.org.br/ |
Conselho Indigenista Missionário - CIMI
Site do CIMI, órgão subordinado ao Conselho Nacional de Bispos do Brasil. Refere-se ao trabalho desenvolvido pela igreja católica junto aos povos indígenas brasileiros.
http://www.cimi.org.br/ |
Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira - COIAB
Organização indígena, de direito privado, sem fins lucrativos, a COIAB reúne 75 entidades e 165 povos indígenas. No site, destaque para o clipping de notícias relacionadas à temática indígena.
http://www.coiab.com.br/ |
---- voltar ao topo ---------------------------------------------------------------------------
Pesquisadores da cultura indígena |
 |
---- voltar ao topo ---------------------------------------------------------------------------
Povos indígenas no Brasil - História, Cultura, Mitos e Lendas |
 |
---- voltar ao topo ---------------------------------------------------------------------------
Exposições |
 |
---- voltar ao topo ---------------------------------------------------------------------------
|
|
|
|
|
 |
|
|
|