> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Bom dia
Sexta-Feira , 29 de Março de 2024
>> Educação Infantil
   
 
A expressão musical para crianças de pré-escola

Leda Maria Giuffrida Silva



Você já observou que, na maioria das escolas infantis, a expressão musical é utilizada apenas nas atividades recreativas ou nas festas comemorativas? Para mudar esse quadro, a autora fundamenta a educação musical na pré-escola a partir de uma perspectiva construtivista e sugere formas de trabalhar o repertório e os diferentes estilos musicais com as classes de educação infantil.

O texto traz uma experiência realizada em uma pré-escola da rede pública.

Clique aqui para ler o texto na íntegra. Para isso você precisa ter o programa Acrobat Reader. Para instalá-lo, clique aqui.

"A música deve ser considerada uma verdadeira 'linguagem de expressão', parte integrante da formação global da criança. Deverá ela estar colaborando no desenvolvimento dos processos de aquisição do conhecimento, sensibilidade, criatividade, sociabilidade e gosto artístico. Caso contrário, perder-se-á na forma de simples atividade mecânica, com a mera reprodução de cantos, sem a interação da criança com o verdadeiro momento de criação musical."

"Sendo a Escola a instituição responsável pela formação cultural da criança, cabe a ela também proporcionar esse conhecimento, não só da música popular como também das músicas folclórica, clássica e erudita."

"A criança de Pré-Escola ainda não tem capacidade de concentrar-se para ouvir música - isto é inerente a sua faixa etária. É aconselhável, então, que a música lhe seja apresentada por meio de estórias, dramatizações, jogos e brincadeiras, que motivem a participação."

Publicação: Série Idéias n. 10. São Paulo: FDE, 1992.
Páginas: 88 a 96

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





 Download do      arquivo

Clique aqui para baixar o Acrobat Reader