"Ora, o que significa alfabetizar-se? Em suma,
é apropriar-se de outras formas de leitura do mundo
onde se inclui a palavra escrita, a quantificação
deste mundo, a historicização, a construção
do tempo, do espaço e de suas relações
etc. Assim, o conhecimento matemático inclui-se no
conceito de alfabetização em seu sentido mais
amplo e como tal não pode ser tratado isoladamente,
especialmente no caso da pré-escola."
"Acredita-se que a criança constrói
suas bases matemáticas pela necessidade de resolução
de problemas de seu tempo, impostos pela complexidade de
situações da sociedade e, como o homem dito
´primitivo´, parte de um sentido de número
para uma construção abstrata deste, sendo
uma construção onde o fator tempo ocupa lugar
relevante."
"Para que o ser humano se relacione bem com a Matemática
é necessário que faça todas as relações
possíveis entre os objetos: é igual, é
diferente, é maior, é menor etc. Do ponto
de vista pedagógico, acreditamos ser importante que
o professor leve a criança a construir todas as relações
possíveis entre os objetos, nas construções
do seu próprio brincar: agrupar objetos por suas
semelhanças; fazer classificações simples
e em série; comparar tamanhos: maior, menor, igual
etc."
"A mesma lógica que nos faz perceber a Matemática
desligada da vida leva o professor de Pré-escola
a não querer enxergar sua prática além
de seu cotidiano. Essa lógica o faz buscar insistentemente
receitas para seu trabalho e o afasta da fundamentação,
faz com que ele próprio queira manter-se limitado,
pois é levado a crer que para trabalhar com crianças
basta gostar delas."