> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Café Cultural
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa tarde
Quarta-Feira , 26 de Novembro de 2014
 
>> Desenvolvimento e Aprendizagem


Brincar é coisa séria
Brincar é mais do que uma atividade sem conseqüência para a criança. Brincando, ela não apenas de diverte, mas recria e interpreta o mundo em que vive, se relaciona com este mundo. Brincando, a criança aprende. Por isso, cada vez mais os educadores recomendam que os jogos e brincadeiras ocupem um lugar de destaque no programa escolar desde a Educação Infantil. Para auxiliar no trabalho do professor, relacionamos a seguir artigos e entrevistas sobre o tema, além de uma série de sites que apresentam um precioso inventário de jogos e brincadeiras tradicionais do Brasil.



   Artigos

A brincadeira e a cultura infantil
A autora, Tizuko Kishimoto, trata da importância de contos, lendas, brinquedos e brincadeiras na formação de indivíduos criativos, críticos e aptos a tomar decisões.
http://www.fe.usp.br/laboratorios/labrimp/cullt.htm

Escolarização e brincadeira na educação infantil
Neste artigo, Tizuko Kishimoto apresenta vários estudos realizados ao longo da história da educação, abordando a importância do ato de brincar para a criança.
http://www.fe.usp.br/laboratorios/labrimp/escola.htm


Jogos teatrais na escola pública
Ricardo Ottoni Vaz Japiassu apresenta os resultados parciais de uma pesquisa etnográfica que acompanha aspectos do desenvolvimento cultural de pré-adolescentes através do ensino regular de Teatro, em escola de Ensino Fundamental da rede pública estadual de São Paulo. Com base nos dados obtidos, o autor afirma que a linguagem cênica contribui na conscientização das novas possibilidades de significação da palavra na prática discursiva.
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-
25551998000200005&lng=en&nrm=iso&tlng=pt



O Brincar na Educação Infantil: Jogos, Brinquedos e Brincadeiras -
Um Olhar Psicopedagógico

Analisa a importância do brincar no desenvolvimento e aprendizagem na educação infantil, sob a visão psicopedagógica
http://revista.fundacaoaprender.org.br/index.php?id=148

   Relatos de experiências

Recreio Legal

Apresenta a experiência realizada em uma escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental de Osasco, onde através do planejamento de atividades interessantes como jogos e danças, foi possível acabar com as brigas e correrias do intervalo.
http://novaescola.abril.com.br/ed/151_abr02/html/brincadeiras.htm

Jogos e brincadeiras
Educadoras da rede municipal de Santo André comentam iniciativas que valorizam o ato de brincar no cotidiano dos alunos.
http://www.dgabc.com.br/setecidades/descola/03se10.pdf



   Brincadeiras

A influência da cultura regional nos jogos e brincadeiras
Apresenta um conjunto de aulas que versam sobre jogos e brincadeiras e sua relação com a cultura.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=33

Jogos infantis: brinquedos do folclore brasileiro
Elenca jogos tradicionais, como bola de gude, queimada, cabra cega e outros. Também procura relacionar as contribuições das três etnias - portugueses, africanos e indígena nas brincadeiras e jogos infantis no Brasil
http://www.terrabrasileira.net/folclore/manifesto/jogos.html

Laboratório de Brinquedos e Materiais Pedagógicos
Apresenta um inventário de jogos e brincadeiras tradicionais do acervo bibliográfico do Laboratório de Brinquedos e Materiais Pedagógicos - LABRIMP, da USP. Elenca jogos de bola, de locomoção, contos e fábulas, cantigas, jogos verbais, jogos de observação, brincadeiras com partes do corpo, jogos para tirar a sorte, etc.
http://www.fe.usp.br/laboratorios/labrimp/labrimp1.htm