> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Café Cultural
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa tarde
Segunda-Feira , 20 de Outubro de 2014
>> Leitura e Literatura
   
 
Formação de Leitores: um salto necessário para a escola pública

Maria Aparecida Ceravolo Magnani


Como contribuir para a preparação de cidadãos capazes de participar como sujeitos históricos do processo de desenvolvimento e modernização do mundo contemporâneo?
Respondendo a essa questão, a autora situa a leitura como instrumento do processo de produção do conhecimento e de formação de cidadãos capazes de compreender e atuar no mundo atual.

Clique aqui para ler o texto na íntegra. Para isso você precisa ter o programa Acrobat Reader. Para instalá-lo, clique aqui.

"A alienação e o desconhecimento dos instrumentos indispensáveis ao domínio do meio sociocultural podem levar grande parcela da população à marginalização - ou seja, à pobreza, a uma baixa qualidade de vida. Dentre esses instrumentos destacamos, num primeiro nível, a leitura e a escrita, e, em nível mais avançado, a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico."

"(...) a leitura compreendida em seu sentido lato, e sobretudo em seu caráter plural e dialógico, constitui-se em poderoso instrumento no processo de produção do conhecimento por possibilitar o contato do leitor com diferentes formas de vivenciar e compreender o mundo. A formação de leitores emerge como prioridade e como um grande desafio da Educação."

Publicação: Série Idéias n.13. São Paulo: FDE, 1994.
Páginas: 13-14

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





 Download do      arquivo

Clique aqui para baixar o Acrobat Reader