> Sistema Documentação |
> Memorial da Educação |
> Temas Educacionais |
> Temas Pedagógicos |
> Recursos de Ensino |
> Notícias por Temas |
> Agenda |
> Programa Sala de Leitura |
> Publicações Online |
> Concursos & Prêmios |
> Diário Oficial |
> Fundação Mario Covas |
|
|
|
A Importância da Leitura na
Sociedade Contemporânea e o Papel da Escola Nesse
Contexto |
|
Maria Thereza Fraga Rocco |
Será que temos refletido suficientemente
sobre as muitas indagações que se lançam
no ar sobre a questão da leitura? Que análises
temos feito das contribuições teóricas?
Apesar da complexidade desta tarefa e mesmo correndo
o risco de cair em armadilhas, a autora considera importante
se debruçar sobre o tema. Aborda, primeiramente,
a questão da variação do significado
e do papel do livro, da leitura e da escrita conforme
as mudanças históricas, sociais, culturais
e intelectuais. Em seguida, a partir de questões
básicas como a concepção de leitura
e de seu processo de produção, procura
situar a leitura em nossa realidade social e escolar.
|
Clique
aqui para ler o texto na íntegra. Para isso
você precisa ter o programa Acrobat Reader. Para instalá-lo,
clique
aqui.
"O aperfeiçoamento da imagem, por exemplo, provocou inquietações e levou até mesmo a previsões catastróficas em relação ao futuro da leitura e do livro. Temia-se que a era de Gutemberg estivesse prestes a ser tragada pelo poder incomensurável das transmissões eletrônicas, do laser, dos satélites."
"Reclama-se sempre que a criança e o jovem não lêem e não gostam de ler. Afirmações peremptórias como essas, gratuitas e, no mais das vezes, maldiscutidas transformam-se em preconceito cristalizado que vai penetrando acriticamente em pessoas e grupos, acabando por se transformar em dogma. E uma vez o dogma absorvido, muito mais difícil se torna reverter situações indesejadas."
"A criança, o jovem que estuda - e também o adulto - , todos
gostam de ler e lêem razoavelmente. Mas, salvo exceções,
não suportam ler na escola, já que os textos que
lhes são propostos quase nunca despertam, mesmo sendo textos
considerados clássicos, o necessário prazer que deve presidir
toda a atividade do leitor. Lêem mais por exigência de uma
avaliação, muitas vezes, draconiana; lêem para poderem responder
às questões pouco interessantes e unidirecionais dos livros
didáticos e cujas respostas são exigidas e avaliadas pelo
professor. Quase nunca a leitura vem ligada à satisfação.
Quase nunca a leitura corre em um espaço socializado e aberto."
Publicação:
Série Idéias n.13. São Paulo: FDE, 1994.
Páginas: 37-42
Para mais informações clique em AJUDA
no menu.
|
|
|
|
|
|
|