> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Bom dia
Segunda-Feira , 16 de Julho de 2018
>> Leitura e Literatura
   
 
Leitura: história e sociedade

Regina Zilberman


A autora faz uma análise social da leitura. Estabelece a relação entre a disseminação do ato de ler e o desenvolvimento da educação como um sistema coletivo de ensino.

Clique aqui para ler o texto na íntegra. Para isso você precisa ter o programa Acrobat Reader. Para instalá-lo, clique aqui.

"A ocorrência simultânea desses dois fenômenos, permitindo à leitura se expandir como prática social em conseqüência da Revolução Industrial e da implantação de um sistema escolar unificado sugere, de antemão as afinidades entre eles. Ambos tiveram como resultado a multiplicação do número de leitores: para torná-los aptos ao consumo de textos e por proporcionar maior quantidade de textos a esse público virtual. E cada um usufrui do produto gerado pelo outro: a escola forneceu leitores para o mercado, esse gerou material para circular durante a fase de escolarização e depois dela, assegurando seus efeitos ao longo do tempo. Por último, os dois se abrigaram sob o mesmo pretexto: facultavam a difusão do saber, credenciavam o indivíduo que os freqüentava, qualificavam como elevado o efeito desse processo."

"Este reconhecimento, contudo, não deve encerrar o tratamento da questão, e, sim, apresentar-se como seu ponto de partida: percorrer de novo a história social da leitura só tem sentido, quando, simultaneamente, se descobre se essa prática conserva consigo algum potencial revolucionário. Neste caso, cabe reabilitá-lo, considerando-o um dos elementos vitais para viabilizar a transformação social. Só assim não se perde o componente social aqui seguidamente reiterado, embora seu sentido possa mudar. Só assim, também, a leitura se apresenta como um tema sobre o qual vale a pena falar nos dias de hoje."

Publicação: Série Idéias n.5. São Paulo: FDE, 1988.
Páginas: 13-17

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





 Download do      arquivo

Clique aqui para baixar o Acrobat Reader