> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa tarde
Sexta-Feira , 25 de Maio de 2018
>> Leitura e Literatura
   
 
Leitura e formação do gosto (por uma pedagogia do desafio do desejo)

Maria do Rosário Mortatti Magnani


Para facilitar o desenvolvimento do gosto pela leitura, o professor deve selecionar livros que sejam do agrado de seus alunos?
A autora tece considerações sobre a pedagogia da facilitação e aponta a necessidade de intervenção dos educadores para a formação do gosto literário dos jovens, através de um processo de vivência e reflexão com a leitura."

Clique aqui para ler o texto na íntegra. Para isso você precisa ter o programa Acrobat Reader. Para instalá-lo, clique aqui.

"É preciso problematizar a noção de carência, geradora de uma pedagogia da facilitação, deslocando o impasse da adequação demagógica ou imposição autoritária para o problema da superação crítica e histórica do gosto, com base numa pedagogia do desafio do desejo."

Cabe ao professor romper com o estabelecido, propor a busca e apontar o avanço. Para isso é preciso problematizar o conhecido, transformando-o num desafio que propicie o movimento."

"Se o gosto se aprende, pode ser ensinado. A aprendizagem comporta uma face não espontânea e pressupõe intervenção intencional e construtiva. Assim o professor tem um importante papel a desempenhar no desenvolvimento de seus alunos/leitores."

"A formação e a transformação do gosto não se dão num passe de mágica. Com a escola - em que pesem as restrições de sua incompetência competente - concorrem todos os outros estímulos e desestímulos com os quais convivem professores e alunos nas horas restantes do dia."

"As leituras de que os alunos gostam podem e devem servir como ponto de partida para a reflexão, análise e comparação com outros textos ( inclusive os produzidos pelos alunos), articuladas aos objetivos didático pedagógicos da série."

Publicação: Série Idéias n.13. São Paulo: FDE, 1994.
Páginas: 101-106

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





 Download do      arquivo

Clique aqui para baixar o Acrobat Reader