> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Bom dia
Sexta-Feira , 19 de Abril de 2024
>> Leitura e Literatura
   
 
A leitura na sala de aula: as muitas faces de um leitor

João Wanderley Geraldi


Este texto divide-se em duas partes: uma conceitual, em que o autor aborda noções da Lingüística; e outra geral, onde escreve a partir de suas preocupações como professor. Trata ainda do papel que a leitura pode assumir dentro da sala de aula.

Clique aqui para ler o texto na íntegra. Para isso você precisa ter o programa Acrobat Reader. Para instalá-lo, clique aqui.

"Se a escola é um dos lugares sociais privilegiados de acesso à leitura, outro paradoxo deve ser acrescentado ao anterior: para quem ensina a ler, para quem tem por obrigação formar leitores, inexistem condições sociais de leitura. Os professores, num processo histórico que já se revela no nascedouro da universalidade da escola, estão concretamente hoje afastados do livro e das bibliotecas pelas condições de trabalho e de salário."

"Se do ângulo das condições sociais de possibilidades de leitura o quadro é este, do ângulo da formação do leitor (ou da produção da leitura) a situação não poderia ser melhor: como esperar leituras significativas, produções de significados, construção de 'história de leitores', sujeitos 'autores' de suas leituras em tais condições?"

Publicação: Série Idéias n.5. São Paulo: FDE, 1988.
Páginas: 79-84

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





 Download do      arquivo

Clique aqui para baixar o Acrobat Reader