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Jogos de Leitura |
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Luiz Percival Leme Brito |
O que significa "antecipação
da leitura"? Pode o professor facilitar, na
sala de aula, o desenvolvimento desse processo, envolvendo
mais os seus alunos, dando mais emoção
e prazer ao ato de ler?
O autor aborda de forma sucinta a primeira questão
- hipóteses, desfechos, possibilidades, que normalmente
são realizados pelo leitor, a partir de indícios
iniciais do texto e relacionados à sua experiência,
valores e repertório cultural.
Respondendo à segunda questão,
o autor apresenta, de forma agradável, dois tipos
de jogos de "antecipação da leitura"
que permitem uma leitura provocativa, participativa,
viva e criativa. Permitem o "aprender a ler".
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"Muitas vezes o professor interessado pergunta-se como escapar à rotina de leitura, feita sempre do mesmo gesto de ler - silenciosamente ou em grupo - seguido de questionário de intelecção e interpretação de texto. É claro que não há nada de errado com esta atividade; ela é útil e necessária àqueles que buscam a convivência com a escrita, mas não é, principalmente quando se pretende que o aluno vivencie o texto, a única maneira de trabalhar a leitura."
"O importante é criar um contexto que, aguçando a percepção do leitor, permita que ele descubra no texto mais do que já sabia."
"É nesse processo de antecipação que ocorre a "quebra de expectativa", isto é, o surgimento de um acontecimento inesperado e contrário àquilo que se imaginava que aconteceria. É também com base nesse processo que o autor cria "charadas", casos em que o leitor sabe qual será o final, mas precisa descobrir como será (...). Finalmente, é ainda através de um processo de projeção que o leitor interpreta, dentro de seu quadro de referência e de seu repertório cultural, o "sentido" da história, a "razão" dos acontecimentos que nela se sucedem."
Publicação:
Série Idéias n.13. São Paulo: FDE, 1994.
Páginas: 47-58
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