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Os Limites e as Possibilidades do
Trabalho com Literatura em Sala de Aula |
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Equipe Técnica de Língua
Portuguesa da Delegacia de Ensino de GARÇA |
Compete apenas ao professor buscar
novas formas e situações de trabalho com
a literatura? Quem pode auxiliar e estar junto da escola
nesta importante tarefa?
A Equipe Técnica de Língua Portuguesa
da DE de Garça apresenta, neste artigo, um interessante
relato de como participaram juntamente com as
escolas, professores e alunos de sua jurisdição,
no processo de aperfeiçoamento do trabalho com
a literatura. Considerando todos os limites existentes,
se empenharam, dentre outros, na busca de acervos, estratégias,
criação de espaços para a leitura.
Realizaram treinamentos e discutiram muito a questão
da avaliação na busca de soluções
mais compatíveis com a concepção
de leitura que se delineava.
A equipe apresenta também um breve panorama de
como se encontram as escolas da região, no que
se refere à questão.
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"Na época, a situação geral do ensino de Língua e Literatura, pode-se dizer, era como tantas e todas as outras: cartilhas, livro didático, leitura e fichamento dos clássicos. Bibliotecas? Existiam em algumas escolas mais antigas, que exibiam belos e bem encadernados volumes de enciclopédias e livros herdados dos professores que, ao se aposentarem, limpavam suas estantes."
"Pretensamente orientadores, sentíamos inquietações, necessidade de mudanças, mas não nos era totalmente clara a distinção entre o alfabetizar e o formar leitores."
"Alunos e professores liam. E por que liam os dois? (...) Aconteceram casos em que o professor se dedicava a outras atividades que não a leitura. Os alunos recusavam-se a ler ou apenas assimilavam. Onde a leitura era realmente feita por professores e alunos, simultaneamente acontecia a disputa do livro lido pelo professor no dia anterior."
"Como fico sabendo se meus alunos estão realmente lendo? As respostas que dávamos eram simples, causavam perplexidade. Respondíamos que não era preciso fazer nada. Bastava acreditar que as crianças estavam lendo. Cada uma a seu modo."
Publicação:
Série Idéias n.13. São Paulo: FDE, 1994.
Páginas: 61-67
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