> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Sexta-Feira , 29 de Março de 2024
>> Leitura e Literatura
   
 
Prosas e Narrativas: Ruth Rocha e Maria Heloisa Penteado

Claudia de Arruda Campos


Frente a multiplicidade de autores e obras de Literatura Infantil, será que sabemos diferenciar e estabelecer parâmetros para classificação, avaliação e seleção?
A autora escolheu fazer uma análise comparativa da obra de Ruth Rocha e Maria Heloíza Penteado. O texto aponta e discorre sobre a diferença dos caminhos, cuja escolha representa uma opção com motivos e conseqüências.
Enquanto Ruth Rocha escreve sobre a questão dos medos infantis, da afronta às tiranias e imposições, da repressão, da exigência dos direitos, Maria Heloíza Penteado prefere os acontecimentos fantásticos, as feitiçarias, as dificuldades sempre transponíveis, aos textos que chamam para a intimidade e aconchego.

Clique aqui para ler o texto na íntegra. Para isso você precisa ter o programa Acrobat Reader. Para instalá-lo, clique aqui.

"(...) Maria Heloíza PENTEADO é uma espécie de artesã, que recupera um gesto que se vai perdendo: o de entretecer, trabalho de capricho e vagar, a narrativa. Já Ruth ROCHA menos narra do que mostra, aponta para."

" As opções das escritoras não constituem, por si, atestados de sucesso ou qualidade. O que Ruth ROCHA ganha em termos de atualidade nos gestos e nos valores defendidos - a aposta num mundo livre de convenções - pode perder no risco do utilitarismo apressado. O que Maria Heloíza pode perder na reiteração de esquemas e motivos, na manutenção dos valores à meia luz, ganha no cuidado de construir uma obra "por inteiro", que permite e sugere a adesão aos leitores, mas não os arrasta - respeito aos tempos de cada um."

Publicação: Série Idéias n.13. São Paulo: FDE, 1994.
Páginas: 85-90

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





 Download do      arquivo

Clique aqui para baixar o Acrobat Reader