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A formação do professor
e a literatura infanto-juvenil |
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Marisa Lajolo |
A autora relaciona a questão
da literatura e seus usos educacionais com a formação
do professor de língua materna.
Enumera os conteúdos considerados fundamentais
para a formação deste profissional e analisa
a construção histórica dos conceitos
de criança e jovem.
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"No que respeita especificamente à literatura infanto-juvenil, não me parece que a inclusão desta disciplina em qualquer currículo comprometido com a formação de professores de qualquer grau seja, isoladamente uma solução. Não há varinhas de condão, muito embora, recentemente, a literatura infantil (talvez por falar tanto de fadas...) pareça querer atribuir-se a função de resolver os problemas de leitura da escola brasileira."
"Tanto a criança à qual se destina a literatura infantil é uma construção, quanto o jovem ao qual se destina a literatura juvenil é outra construção, igualmente social. E, como construção social resultante, tanto o infantil de uma quanto o juvenil de outra são conceitos móveis: o que é literatura infantil, para um determinado contexto, pode ser juvenil para outro, e vice-versa, infinitamente..."
Publicação:
Série Idéias n.5. São Paulo: FDE, 1988.
Páginas: 29-34
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