| > Sistema Documentação |
| > Memorial da Educação |
| > Temas Educacionais |
| > Temas Pedagógicos |
| > Recursos de Ensino |
| > Notícias por Temas |
| > Agenda |
| > Programa Sala de Leitura |
| > Publicações Online |
| > Concursos & Prêmios |
| > Diário Oficial |
| > Fundação Mario Covas |
|
   |

|
| A formação do professor
e a literatura infanto-juvenil |
|
| Marisa Lajolo |
|
A autora relaciona a questão
da literatura e seus usos educacionais com a formação
do professor de língua materna.
Enumera os conteúdos considerados fundamentais
para a formação deste profissional e analisa
a construção histórica dos conceitos
de criança e jovem.
|
Clique
aqui para ler o texto na íntegra. Para isso
você precisa ter o programa Acrobat Reader. Para instalá-lo,
clique
aqui.
"No que respeita especificamente à literatura infanto-juvenil, não me parece que a inclusão desta disciplina em qualquer currículo comprometido com a formação de professores de qualquer grau seja, isoladamente uma solução. Não há varinhas de condão, muito embora, recentemente, a literatura infantil (talvez por falar tanto de fadas...) pareça querer atribuir-se a função de resolver os problemas de leitura da escola brasileira."
"Tanto a criança à qual se destina a literatura infantil é uma construção, quanto o jovem ao qual se destina a literatura juvenil é outra construção, igualmente social. E, como construção social resultante, tanto o infantil de uma quanto o juvenil de outra são conceitos móveis: o que é literatura infantil, para um determinado contexto, pode ser juvenil para outro, e vice-versa, infinitamente..."
Publicação:
Série Idéias n.5. São Paulo: FDE, 1988.
Páginas: 29-34
Para mais informações clique em AJUDA
no menu.
|
|
|
|
|
|
|