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SP precisa 10 vezes mais ciclovia


Publicado no Site do Jornal O Estado de São Paulo de 19/11/07

SP precisa 10 vezes mais ciclovia
Enquanto projetos da Prefeitura seguem no papel, ciclistas reclamam da falta de segurança

Fernanda Aranda

Falta fôlego para São Paulo transformar a bicicleta em meio de transporte habitual. O problema não é o pouco preparo físico da população e, sim, a falta de vias para circular na capital. Os irrisórios 30,5 quilômetros de ciclovias existentes precisariam ser aumentados dez vezes para atender às necessidades da metrópole. A ausência de estrutura para abrigar quem se arrisca a pedalar nas ruas fez ciclistas aparecerem, pela primeira vez, nas estatísticas dos mortes de trânsito.

Segundo estudo da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet) divulgado recentemente, a incidência de mortes de ciclistas em cada 100 mil habitantes no Estado de São Paulo nem chegou a pontuar em 1996. Em 2005, esse coeficiente já atingiu 0,4. Em números absolutos, os 14 óbitos registrados há uma década saltaram para 171 no último balanço - uma morte a cada três dias. No Brasil, o crescimento de ciclistas mortos foi de 300%, saindo do coeficiente 0,2 para 0,8. O aumento proporcional só perde para o número de motociclistas mortos, que cresceu 460% no período.

O perigo das pedaladas aparece no momento em que a bicicleta é classificada como solução para os altos índices de congestionamento e poluição. “O uso está sendo incentivado e isso reflete mais ciclistas circulando. Mas, se não vier acompanhado de uma cultura que assegure a utilização, vamos contabilizar cada vez mais mortes”, afirma a coordenadora da Abramet, Maria Koizumi.

O consenso é de que, caso as ciclovias aumentassem de tamanho, a segurança ampliaria também. Foi dessa forma que cidades como Bogotá (Colômbia) e Paris (França) conseguiram fazer com que as “magrelas” deixassem de ser encaradas apenas como forma de lazer e virassem meio seguro de deslocamento. Lá, pistas exclusivas para bikes somam mais de 300 quilômetros - extensão considerada ideal por aqui.

A proposta de aumentar as ciclovias faz parte dos planos da Prefeitura desde 2005. Mas nenhum andou. Apesar de pesquisa municipal ter identificado que atualmente dobrou - de 0,3% a 0,6% - o número de pessoas que usa a bicicleta como principal transporte na capital. Entre os motivos, economia na passagem de ônibus ou gasolina e o fato de ser ecologicamente correta e fazer bem à saúde. O coordenador do Clube Amigos da Bike, Sérgio Augusto Affonso, cita tudo isso para convencer o poder público a investir na bicicleta. “Mas deve vir acompanhado de um planejamento efetivo de segurança.”

O Movimento Nossa São Paulo também conclui projeto de criação de ciclovias na capital. O objetivo é ligar os Parques do Ibirapuera, na zona sul, ao Villa-Lobos, na oeste, e o Carmo, na leste, com 30 quilômetros de pistas especiais para bicicletas aos domingos. “Estamos conversando com a Prefeitura. Não vai custar nada, só é preciso demarcar as pistas”, explica Oded Grajew, diretor da entidade.

NÚMEROS

300% foi o aumento
do número de ciclistas mortos no Brasil em 10 anos

70% foi o crescimento
do número de motoristas e passageiros mortos no período

84 ciclistas morreram
no trânsito de SP em 2006, segundo a CET. No Estado, foram 171


PARIS

A topografia plana de Paris ajudou a implantação das vias

Os 370 km de ciclovias existentes são atrelados a uma outra forma de incentivo. Em todos os bairros e parques, com uma única moedinha, é possível “alugar” a magrela

O sistema de aluguel é eletrônico. Por 30 minutos, não se paga nada. A opção varia entre algumas horas, o dia inteiro ou até o mês. Os bicicletários são integrados ao metrô

BOGOTÁ

A cidade de 6,5 milhões de habitantes não tinha uma única ciclovia até 1998. Foi então que o prefeito na época, Enrique Peñalosa, resolveu fazer uma revolução no transporte e incluiu a bicicleta nos planos

Foram construídos 330 km de pistas para bikes, integradas a cinco terminais coletivos

O exemplo de Bogotá é citado como o mais adequado para São Paulo



http://txt.estado.com.br/editorias/2007/11/19/cid-1.93.3.20071119.15.1.xml

Jornal O Estado de São Paulo

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