> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa tarde
Quarta-Feira , 15 de Maio de 2024
>> Notícias
   
 
Leitura: Parque da Juventude ganha projeto


Publicado no Site do Jornal O Estado de São Paulo de 22/11/07

Acessa SP do Parque da Juventude ganha projeto de estímulo à leitura

Quinta-feira, 22 de Novembro de 2007 às 09h44

Na próxima sexta-feira, 23, às 11 horas, a Secretaria de Estado da Cultura – através do programa “São Paulo, um estado de leitores” – e a Secretaria da Gestão Pública inauguram no Parque da Juventude, zona norte de São Paulo, um novo formato de espaço de leitura. Trata-se do projeto “Acessa Livro”, com acervo de 1.200 volumes, e que funcionará no espaço de inclusão digital do Acessa SP. Estarão presentes à cerimônia o Secretário da Cultura, João Sayad, e o de Gestão Pública, Sidney Beraldo.

O Acessa Livro, programa de difusão da leitura pioneiro no Estado de São Paulo, é um espaço onde os usuários poderão entrar em contato com os livros sem nenhuma formalidade, como cadastramento ou apresentação de documentos. "Ele representa mais um passo no esforço para democratizar e universalizar o hábito da leitura. Este projeto-piloto leva para dentro de um importante equipamento público do estado de São Paulo, que é o Acessa SP, um novo espaço de cidadania”, afirma João Sayad, secretário da Cultura. O espaço de leitura ficará num dos prédios do antigo complexo penitenciário do Carandiru. Hoje em dia, ali funciona uma Escola Técnica Estadual e o maior posto do Acessa SP, programa da Secretaria de Estado de Gestão Pública. E agora, além do acesso à Internet, o local também passará a funcionar como porta de entrada ao mundo da leitura.

“São livros para folhear, ler no local e até levar para casa”, explica José Luiz Goldfarb, coordenador do “São Paulo, um estado de leitores”. O diferencial do projeto é o vínculo que estabelece com seus usuários, estimulando o compromisso coletivo de garantir a todos os interessados a possibilidade de entrar em contato com o mundo da literatura. Assim, os cidadãos que levam os livros para casa, mesmo sem nenhuma formalidade, assumem a responsabilidade de devolvê-los quando a leitura terminar. Eles podem, também, doar livros para que outras pessoas possam lê-los.

Para facilitar o contato com os livros, os 14 monitores do Acessa SP foram especialmente capacitados para atender os interessados em entrar em contato com o mundo da leitura. “Além de um Programa de Inclusão Digital, o Acessa SP é, sem dúvida, um espaço de convivência social e, por isso, também estamos oferecendo aos freqüentadores a oportunidade da leitura. Este projeto é um ótimo exemplo de como podemos ampliar os resultados de nossas políticas, trabalhando em parceria, para atender cada vez melhor os cidadãos”, diz o Secretário de Gestão Pública, Sidney Beraldo.

Com 110 computadores, o Acessa SP do Parque da Juventude realiza mais de 15 mil atendimentos mensais. O público de usuários é formado principalmente por jovens de baixa renda, na faixa etária de 15 a 24 anos. De acordo com Antônio Carlos de Oliveira, coordenador do Programa Acessa SP, mais de 60% dos freqüentadores estão dentro desse perfil. “É o público ideal para que se faça um trabalho inédito como este de estimulo à leitura”, diz ele. Serviço:

Acessa Livro

Inauguração: 23 de novembro, às 11 horas.

Endereço: Av. Cruzeiro do Sul. 2.500

Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8 às 18h30.

http://www.saopaulo.sp.gov.br/sis/lenoticia.php?id=89574&c=6&siteID=1

Governo do Estado de São Paulo

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader