Professores aproveitam web para dar aulas

Publicado no site Terra.com em 23/11/07

Professores aproveitam web para dar aulas
Daniela Dariano

O espaço é de mais ou menos 17 polegadas. Mas cabem ali professores, alunos e pais dispostos a transpor os limites da sala de aula. Sem poder competir com as novas formas de comunicação virtual, educadores decidiram se unir a elas e já fizeram do site de relacionamentos Orkut, febre entre os estudantes, uma extensão da escola.

A possibilidade de reunir grupos, mandar mensagens coletivas ou individuais, compartilhar imagens, tirar dúvidas e relacionar estudo com mercado de trabalho faz do Orkut ferramenta poderosa para a Educação. O site tem milhares de comunidades criadas para trocar experiência entre docentes, reuni-los, homenageá-los ou criticá-los. Sem medo dos riscos da exposição digital, os mestres entram na rede com nome, apelido, fotos de família e disposição para levar trabalho para casa.

Gabriela Souza da Silva, que ensina alunos de 8 a 10 anos na Escola Municipal Grécia, na Vila da Penha, é no site de relacionamentos a "Tia Miau". "Uso como elemento motivador", explica a professora, que troca a sala de aula pela web para mandar avisos de eventos e, assim, tornar a escola mais atraente. "Crio a expectativa. No dia seguinte, é aquele alvoroço", conta.

Foi no site de relacionamentos que ela descobriu o caminho para vencer a timidez e o lento desempenho do aluno C.F. em aula: "Passei a mandar textos, para ele comentar em sala. Ele começou a se abrir, com vontade de chegar e poder falar sobre o que leu".

Os relatos também dão conta de melhora na relação com pais, que nem sempre têm tempo de ir à escola e recorrem à Internet para procurar o professor dos filhos pelo nome de usuário ou entre os "amigos" da criança.

Professora de História da 5ª à 8ª série da mesma escola, Lídia Santos Arruda usa a web para corrigir textos, avaliar trabalhos e compartilhar fotos de eventos escolares. Ela defende a idéia de que a Internet é uma grande sala de leitura. "A rede tem informação que o livro não tem. Só é preciso direcionar a busca. A gente é que dá uso à coisa, para o bem ou para o mal. Um carro pode ser uma arma ou forma de locomoção."

A aproximação entre professor e aluno é o efeito mais valorizado pelos mestres. "Serviu para eu ver quem é o pai, quem é a mãe e a história de vida dos alunos. E eu aprendo com eles, que sabem muita coisa, como sobre fazer vídeos. Eles ensinam tudo", orgulha-se Lídia.

Decisão liminar da 26ª Vara Cível do Rio publicada ontem obriga a Google Brasil Internet Ltda a fornecer à Polícia Civil e ao Ministério Público Estadual dados cadastrais dos usuários do Orkut que cometerem crime usando o site. O juiz Gustavo Quintanilha Telles de Menezes reconheceu que não há sigilo em informações como números de IPs, data e hora completa de acesso.

Entre professores, há histórias de ameaças de alunos através do site, como já ocorreu em uma escola estadual de São Gonçalo.

A data e o local daquela seleção imperdível para vaga de estágio ou a lista dos aprovados num concurso já realizado. Para receber informações preciosas que podem mudar a sua vida profissional, é preciso ter amigos... na Internet. A professora de História Angela Renata Gonçalves Castilho de Azevedo, que coordenou durante sete anos a Escola Técnica Estadual Juscelino Kubitschek, conta às dezenas o número de alunos e ex-alunos que ajudou e ainda ajuda, encaminhando para o mercado de trabalho e repassando esse tipo de dica. Suas muitas páginas de recados comprovam. "O Orkut é uma agência de empregos", diz, sem exagerar.

Fã da ferramenta desde setembro de 2005, ela já apelidou sua comunicação com alunos de "consultoria pelo Orkut". As perguntas diárias sobre temas discutidos em sala se transformaram numa comunidade específica sobre o conteúdo das aulas. "Comecei de forma acanhada, quando uma professora amiga me convidou, e foi tomando vulto", lembra. Medo de se expor? "Não tenho o que esconder. Aonde vou, encontro aluno e ex-aluno. Sempre fui uma professora pública", resume, enfatizando o duplo sentido do adjetivo.

Nos pró

O Dia