Árvore de Natal do Ibirapuera: painel interativo |
|
|
Publicado no Site do Jornal O Estado de São Paulo de 27/11/07 |
Árvore de Natal do Ibirapuera terá painel interativo
Conjunto de 65 metros de altura e 28 metros de diâmetro foi montado com o trabalho de 250 pessoas
Camilla Rigi
Visitar a árvore de Natal do Ibirapuera, na zona sul de São Paulo, é um programa para muitas famílias em dezembro. Este ano, além de apreciar o maior enfeite da cidade, os paulistanos poderão interagir com ele. Aos pés da árvore será montado um painel eletrônico para veicular as mensagens mais bonitas deixadas em uma urna no parque. "Pode ser um desejo de prosperidade para os moradores ou para a cidade mesmo", comenta a gerente de Eventos do Santander, Regina Infante.
O banco, em parceria com a Prefeitura, responde pela criação e pela montagem da árvore gigante. Além da interatividade, este ano o enfeite está maior ainda. São 65 metros de altura - igual a um prédio de 22 andares - e 28 metros de diâmetro. A estrutura começa a ser preparada com dez meses de antecedência, em fevereiro.
"No período de construção mesmo, a gente dorme muito pouco. Mas é um trabalho muito prazeroso", diz o coordenador de montagem, Wagner Bauler, o Guiné. Há quatro anos, ele é responsável pela equipe que tira do do papel todos os detalhes que foram pensados por engenheiros, decoradores e artistas plásticos.
No total há 250 pessoas envolvidas no projeto. E cada um desses trabalhadores faz questão de lembrar que ajudou um pouco na hora de erguer a árvore. "Já encontrei várias famílias em volta, depois que terminamos o trabalho. E a gente sempre ouve alguém dizendo: ?olha, o papai ajudou a construir?. Todo mundo é importante", diz Regina. Ela também confessa que a filha sempre comenta que aquela é a "árvore da mamãe". "Dar um presente é sempre muito gratificante. Este é o nosso presente para a cidade", afirma a gerente de Eventos.
Neste Natal, o enfeite vai ter uma decoração mais parecida com as árvores montadas dentro de casa. O vermelho predominante, cor que simboliza o Santander, dará lugar aos festões verdes e as juntas serão douradas. "Também vamos colocar 80 estrelas, 60 bolas, 60 guirlandas e 60 sinos. Todos com 1 metro de comprimento", enumera Regina. Ontem, com a ajuda de um guindaste, foi colocada, no topo da árvore, a estrela de 7 metros e 1 tonelada.
A iluminação também será grandiosa. São 700 microlâmpadas e cerca de 12 mil metros de flexlights (mangueiras de luzes vermelhas e brancas). "A árvore precisa ter um aspecto bonito não apenas à noite. Porque, diferentemente do enfeite do Rio que fica no meio da Lago, a nossa árvore fica bem pertinho de quem passa pelo Ibirapuera", compara a gerente.
Segundo o coordenador de montagem, os detalhes são aprimorados a cada ano. Tudo para manter a árvore bonita até 6 de janeiro, Dia de Reis, quando os enfeites de Natal serão desmontados. "O grande desafio é trabalhar com materiais resistentes. Tem vento que chega a uma velocidade de 100 quilômetros por hora", lembra Bauler. Ele nem terminou a árvore deste ano e já está pensando que sugestões vai dar aos projetistas para o enfeite do ano que vem. A árvore será inaugurada oficialmente no dia 2.
http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20071127/not_imp86156,0.php
Jornal O Estado de São Paulo
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|