> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quarta-Feira , 30 de Abril de 2025
>> Notícias
   
 
OMS publica guia para proteger idoso


Publicado no Site da Folha Online em 29/11/2007

Organização Mundial de Saúde publica guia para proteger idosos

29 de novembro de 2007 (Bibliomed). De acordo com estudos realizados mundialmente, o número de indivíduos idosos está crescendo, juntamente com a urbanização. Espera-se que em breve essa taxa alcance a faixa dos 22% da população mundial.

Em virtude desse envelhecimento global, muitas cidades deverão se adaptar a essa nova realidade. Pensando nisso, a Organização Mundial de Saúde propôs a criação de um guia no auxílio dessa transição: o guia para a construção de cidades amigas da idade (age-friendly cities).

Para a elaboração, diversas pessoas de diferentes cidades no mundo participaram, como Istambul, Londres, Melbourne, Cidade do México, Moscou, Naiorobi, Nova Deli, Nova Iorque, Rio de Janeiro, Xangai e Tóquio.

O guia promoverá a adaptação dos planejamentos urbanos e servirá de monitor para a avaliação do desempenho e desenvolvimento das cidades amigas da idade. Os principais pontos abordados incluem: manutenção adequada dos passeios; acesso a prédios públicos para pessoas debilitadas; treinamento de motoristas de ônibus; criação de assentos especiais para pessoas idosas e debilitadas; criação de estacionamentos para pessoas deficientes; serviços de atendimento pessoal ao invés de automático para auxiliar aos mais idosos; promoção de cultura para a inclusão de idosos, entre outros aspectos.

A importância desse assunto deve-se ao grande contingente de pessoas idosas vivendo em áreas urbanas e sua tendência a aumentar nos próximos anos. Em 2000, esse número era de 56 milhões; acredita-se que em 2050 ele será de 908 milhões em todo o mundo.

Fonte: World Health Organization; (2007)

http://boasaude.uol.com.br/news/index.cfm?news_id=7363

World Health Organization

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader