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Situação é pouco cômoda com nota baixa em ciências


Publicado no Site da Globo.com em 29/11/2007

Situação é pouco cômoda com nota baixa em ciências, diz Inep

Para presidente do Inep, dados do Pisa mostram a realidade do país.

Brasil estabilizou em patamar de desempenho abaixo da média.

Do G1, em São Paulo


O baixo desempenho do Brasil no exame de ciências do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) de 2006 é uma "situação muito pouco cômoda", de acordo com Reynaldo Fernandes, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC).

"Nesta edição, o Brasil alcançou 390 pontos em ciências. Nós demos um salto de 375 para 389,6, de 2000 para 2003, mas infelizmente essa melhora estabilizou." Segundo ele, o exame "reflete a realidade do Brasil".

Pela avaliação, o Brasil ocupa uma das últimas posições do ranking internacional com 57 países no ensino de ciências. Atrás do Brasil, estão apenas a Colômbia, Tunísia, Azerbaijão, Qatar e Quirguistão. O Pisa verificou o desempenho de ciências em alunos com cerca de 15 anos, idade esperada para a conclusão da educação fundamental. “O Chile foi a surpresa positiva da América Latina e a Argentina, a negativa”, disse Fernandes.


O ranking é elaborado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e divulgado a cada três anos. Os resultados detalhados da avaliação, com as notas de matemática e leitura, serão anunciados no dia 4 de dezembro. Clique aqui para consultar o ranking.




Nota alta
A Finlândia ficou com o primeiro lugar, com 563 pontos no Pisa, seguida de Hong Kong (China), com 542 pontos, e do Canadá, com 534 pontos. Ao todo, cerca de 400 mil estudantes de ensino médio foram avaliados nos diferentes países -que correspondem a 90% da economia mundial, segundo a OCDE.

"Quando se avalia um jovem de 15 anos, os resultados não dependem apenas da escola, mas também do histórico desses estudantes desde que nasceram", explicou Fernandes. Assim, o contexto em que os alunos vivem pode influenciar o resultado.



Neste ano, as notas do Pisa no Brasil serão divulgadas por estado. “A divulgação é importante para se ter um diagnóstico da educação. Todas as metas do PDE [Plano de Desenvolvimento da Educação] têm como base a média do Pisa da OCDE”, explicou.


Como funciona a avaliação
O Pisa é um programa internacional de avaliação comparada, cuja principal finalidade é produzir indicadores dos sistemas educacionais. No Brasil, o programa é coordenado pelo Inep.

As avaliações acontecem a cada três anos, com ênfases distintas em três áreas: leitura, matemática e ciências. Em cada edição, o foco recai principalmente sobre uma dessas áreas. Em 2000, o foco era na leitura; em 2003, a área principal foi a matemática; em 2006, a avaliação teve ênfase em ciências.


Amostra
Segundo dados do Inep, as provas da última edição do Pisa foram aplicadas em agosto de 2006 a 9.345 alunos de 15 anos (nascidos entre 1º de maio de 1990 e 30 de abril de 1991) matriculados na 7ª ou na 8ª série do ensino fundamental ou em qualquer série do ensino médio de 630 escolas brasileiras de todas as unidades da federação.

http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL198581-5604,00.html

Globo.com

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