L. portuguesa será discutida em portal de Internet |
|
|
Publicado no Site da Folha Online em 04/12/2007 |
Língua portuguesa será discutida em portal de Internet
Lisboa - A língua portuguesa vai dispor, a partir do segundo semestre de 2008, de um portal que visa pensar a língua em termos práticos. A informação é do presidente da Flad (Fundação Luso-Americana de Desenvolvimento), Rui Machete.
Atualmente o projeto está "em fase bastante embrionária", segundo o representante do IC (Instituto Camões), Rui Vaz. A presidente do instituto, Simonetta Luz Afonso, disse que "no final de maio, começo do segundo semestre, o portal entrará em funcionamento pleno".
Para Simonetta, o português, sendo falado "por apenas 10 milhões de pessoas na Europa, é falado por 230 milhões no mundo", sendo a terceira língua européia mais utilizada internacionalmente.
O portal pretende debater o idioma sob a problemática do multilingüismo europeu e "como a língua portuguesa e outras línguas comunitárias globais podem ser instrumento de projeção das relações exteriores da União Européia", disse Simonetta.
Segundo Paulo de Almeida Sande, representante do Gabinete em Portugal do Parlamento Europeu, a iniciativa "será um instrumento não só de diálogo como um repositório de documentos produzidos pelos vários debates que se têm feito sobre o multilingüismo".
Estrutura
O portal terá sete temas de debate, cada um com um coordenador específico. O presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, Basílio Horta, coordenará o tema "língua e comércio externo" e o escritor Vasco Graça Moura coordenará o tema "língua e pensamento".
Outros coordenadores são Rui Machete, para "língua e governança", a lingüista Edite Estrela, para "novas políticas de ensino", Rui Marques, alto-comissário para a Imigração e Diálogo Intercultural, para "língua, identidade e inclusão", e Ronald Grätz, diretor do Instituto Alemão em Lisboa, para "indústrias da língua e intercomunicação".
O portal, que "terá um domínio próprio na internet" e não dependerá do site do IC, como disse Rui Vaz, faz parte do Ano Europeu da Diversidade Cultural, celebrado em 2008.
De acordo com Rui Machete, o projeto permite "pensar a língua não apenas como a de Camões ou [Fernando] Pessoa, mas como instrumento vital na divulgação das identidades nacionais, instrumento político e econômico", afirmou.
O portal também pretende dar à língua portuguesa o status correspondente ao seu número de falantes no mundo.
http://educacao.uol.com.br/ultnot/2007/12/03/ult105u6070.jhtm
Jornal Folha de São Paulo
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|