> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quarta-Feira , 30 de Abril de 2025
>> Notícias
   
 
São Paulo terá Centro de Memória e Documentação


Publicado no Portal do Governo do Estado de São Paulo em 04/12/07

São Paulo terá Centro de Memória e Documentação

Terça-feira, 04 de Dezembro de 2007 às 11h28

O primeiro passo da parceria entre a Fundação de Desenvolvimento Administrativo (Fundap) e a Imprensa Oficial do Estado foi dado com a publicação de cinco exemplares da Coleção Paulista que tratam sobre a vida política, social, cultural e econômica do Estado de São Paulo. O acordo prevê a criação do Centro de Memória e Documentação do Estado de São Paulo e atividades culturais, acadêmicas e de pesquisas. Em edição fac-similar, os livros estavam esgotados há décadas e foram lançados na sexta-feira na Pinacoteca do Estado.

A principal função do primeiro centro paulista é recolher, selecionar, organizar, divulgar e abrigar informações e documentos relevantes sobre a memória e o patrimônio da história paulista. Abrigará acervo composto de documentos, depoimentos, arquivos de som, imagens arquivos pessoais e bibliotecas. O material ficará disponível ao público em acesso livre e de diversas formas, do papel aos documentos eletrônicos. Haverá um portal na Internet que abrigará o acervo informatizado com links para banco de dados referentes ao assunto.

A montagem do acervo histórico terá como referência inicial o trabalho desenvolvido pelo Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas. Como enfatizará aspectos particulares da história paulista não se sobreporá aos trabalhos similares existentes em instituições como o Arquivo do Estado ou ao Instituto de Estudo Brasileiro da Universidade de São Paulo. A idéia é que a criação de um centro e a edição de livros desperte a atenção de acadêmicos e especialistas para a história de São Paulo.

O Centro de Memória servirá para organizar as informações existentes, facilitar o acesso aos dados e oferecer fontes e sites ao cidadão, explica a diretora técnica da Fundap, Vera Lucia Cabral Costa. A previsão é que em 2008 a estrutura do Portal esteja definida já que o levantamento de dados e digitalização de documentos está em andamento. O convênio, assinado dia 22, inclui a publicação de obras divididas em três coleções (Paulista, Memória Paulista e Histórias de São Paulo).

A parceria estabelece a formação de um Banco de Dados da literatura existente sobre São Paulo (com ênfase em livros, teses e dissertações) e o incentivo e realização de pesquisas. Prevê ainda oferta de cursos a distância (destinados ao público em geral e ao ensino fundamental e médio, especialmente da rede pública de ensino), patrocínio a atividades culturas e científicas (oficinas, cursos, palestras, simpósios, conferências, eventos e treinamentos) e a reunião e integração de acervos existentes referentes à história paulista e a sua disponibilização aos interessados. A escolha do local onde funcionará a sede, os títulos das obras e os eventos serão feitos em conjunto pelas instituições.

As três coleções

Coleção Paulista – As primeiras obras Coleção Paulista a serem publicadas darão prioridade ao final do século 19 e todo o século 20. No futuro ser incluídos títulos clássicos do período colonial e da primeira metade do século 19. Alguns títulos escolhidas serão relançados em fac-símile (versão igual ao original) e terão apresentação elaborada por especialista para situar a obra e o autor. O conjunto de obras destina-se a acadêmicos, estudantes, pesquisadores, professores do ensino básico e público em geral.

Coleção Memória Paulista – Será composta por biografias de personagens naturais do Estado ou que tiveram suas vidas vinculadas à história paulista. Retratará aspectos relativos à política, vida cultural, esportes, educação, economia.

Coleção Histórias de São Paulo – Monografias que abordam questões da história de São Paulo. Serão textos concisos, escritos por especialistas e destinados ao público iniciantes de universidades e aos interessados em geral.

Frases

“Sou um apaixonado por História, e aqui está o que há de mais representativo nessa área. Como o Sesc tem o seu Centro de Memória, que reúne acervo de documentos, fotografi

http://www.saopaulo.sp.gov.br/sis/lenoticia.php?id=89885&siteID=1

Agência Imprensa Oficial

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader