> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa tarde
Quarta-Feira , 15 de Maio de 2024
>> Notícias
   
 
Olimpíada de Matemática tem três mil ganhadores


Publicado no Site da Folha Online

Olimpíada de Matemática tem três mil ganhadores; veja lista

Da redação
Em São Paulo

Já está online o resultado da terceira olimpíada de matemática, divulgado nesta quarta-feira (12) pelo Ministério da Ciência e Tecnologia.

A cerimônia de divulgação dos vencedores contou com a participação de seis premiados com os primeiros e segundos lugares em cada categoria: nível 1 (5ª e 6ª séries), nível 2 (7ª e 8ª séries) e nível 3 (ensino médio). Segundo informações do ministério, as medalhas serão distribuídas no início do próximo ano. São 300 de ouro, 600 de prata e 2.100 de bronze. O governo também dará certificados de menção honrosa a até 30 mil alunos.

Os três mil alunos medalhistas receberão bolsas de iniciação científica júnior do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Nessa edição da olimpíada, há oito tricampeões. Para a secretária de educação básica, Maria do Pilar Lacerda, isso é uma demonstração de que cada vez mais meninos e meninas se interessam pela matemática. "A olimpíada desmistifica que a matemática é um bicho papão. Queremos que esse tipo de atividade seja cada vez mais enraizado na rede pública de ensino".

O professor de matemática de cada aluno premiado recebe pontos, de acordo com os critérios da competição. Os 127 professores com maior pontuação deverão ganhar um curso de aperfeiçoamento no Instituto de Matemática Pura e Aplicada, que promove a olimpíada.

As escolas em que os alunos vencedores estudam também podem ganhar prêmios, de acordo com os pontos obtidos. Serão 27 escolas municipais ou estaduais (uma de cada estado) contempladas com um computador portátil, um kit de projeção móvel e livros para a composição de uma biblioteca básica em matemática.

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas tem como objetivo incentivar o ensino de matemática e descobrir talentos entre estudantes das escolas públicas brasileiras dos anos finais do ensino fundamental e de todo o ensino médio.

A primeira Obmep foi realizada em 2005 e teve a participação de 10,5 milhões de alunos, de 31 mil escolas. A segunda edição contou com 14 milhões de estudantes - um aumento de 35% em relação ao ano anterior - de 32 mil escolas.

Nesta 3ª edição, o número de inscrições ficou em 17,3 milhões de alunos, de 38 mil escolas de todo o país.

http://educacao.uol.com.br/ultnot/2007/12/12/ult105u6096.jhtm

Jornal Folha de São Paulo

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader