> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa tarde
Quarta-Feira , 15 de Maio de 2024
>> Notícias
   
 
Clima: Divisão sobre meta de cortes de emissões


Publicado no Site do Jornal O Estado de São Paulo de 14/12/07

Divisão sobre meta de cortes de emissões marca último dia de conferência do clima.


Eric Brücher Camara - BBC

Enviado especial a Bali (Indonésia) - A UE considera fundamental que o texto produzido em Bali para guiar as discussões nos próximos dois anos, o chamado "mapa do caminho", inclua referência às metas obrigatórias de cortes de emissão recomendadas pelo Painel Intergovernamental para Mudança Climática (IPCC).

Os americanos, no entanto, são contra qualquer menção a essas metas - que prevêem uma redução de 25% a 40% nas emissões dos países desenvolvidos até 2020 - e propõem como alternativa a adoção de metas nacionais voluntárias.

Nas negociações da manhã de sexta-feira, os negociadores indonésios, que tentam intermediar a crise, propuseram um novo texto que exclui as metas polêmicas. No entanto, os europeus reafirmaram a "necessidade" de metas fixas.

"Continuamos a insistir que seja incluída uma referência indicativa para redução de emissões dos países ricos até 2020'', afirmou o chefe da UE para meio ambiente, Stavros Dimas.

"O mapa do caminho de Bali precisa ter um destino claro para guiar as negociações nos próximos dois anos."

Deste quarta-feira, as discussões estão sendo lideradas pelos ministros de Estado.

Mais de 190 países participam do encontro, que começou no dia 4 e deve varar a madrugada deste sábado, para concluir o "mapa do caminho", cujo objetivo final é levar à produção de um acordo que substitua o Protocolo de Kyoto em 2012.

Na quinta-feira, a UE chegou a ameaçar boicotar a reunião proposta pelo governo americano para janeiro com as maiores economias do mundo, caso não seja possível fechar um acordo em Bali.

O tratado que vigora atualmente prevê cortes de emissões de 5,2% até 2012 nos países desenvolvidos, mas os Estados Unidos se recusam a ratificá-lo. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

http://www.estadao.com.br/vidae/not_vid95934,0.htm

BBC

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader