> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa tarde
Quarta-Feira , 15 de Maio de 2024
>> Notícias
   
 
Biografia de Einsten : como gênio mudou a física


Publicado no Site da Folha Online em 17/12/2007

Sem usar matemática, biografia de Einsten conta como o gênio mudou a física

IVAN FINOTTI
Editor do Folhateen

"O cara é um Einstein." Todo mundo sabe o que isso significa. Quando alguém é chamado de "Einstein", é o mesmo que dizer que o cara é um gênio. E por que um Einstein, e não um Da Vinci, um Darwin, um Joey Ramone?

Um palpite é que, enquanto os avanços científicos ou artísticos desses três grandes homens são, de certa forma, facilmente compreensíveis (o projeto de máquinas, a evolução das espécies, os três minutos com três acordes), os de Einstein são jogo duro.

Em 1905, o cara sacou que o tempo não era absoluto: para alguém se movendo, o tempo passa mais devagar do que para quem está parado. Dez anos depois, cravou que o espaço é curvo: um meteoro não é atraído pela lei de gravidade da Terra; na verdade, ele escorrega como uma bola de sinuca numa caçapa.

Apesar de se tratarem de conceitos físicos avançados, essas teorias estão explicadas para gente normal na ótima biografia "Einstein - Sua Vida, seu Universo". Mesmo longo, o livro não traz uma única equação matemática.

E extrapola a física teórica, já que a vida de Einstein se confunde com a história do século 20: fala da vida pessoal, dos amores, da decisão de criar a bomba atômica, da criação do Estado de Israel e, principalmente, dos processos mentais que fizeram Albert Einstein (1879-1955) virar um "Einstein". Ou seja, faz você viajar com ele na velocidade da luz.

Teoria especial

A teoria da relatividade especial provou que tempo e espaço não são absolutos e dependem da relação de movimento entre os objetos. Einstein mostrou, entre outras coisas, que o tempo passa mais devagar para um corpo que viaja em grande velocidade.

Mas a teoria não diz que "tudo é relativo". A velocidade da luz é absoluta: é sempre 300.000 km/s, mesmo medida desde um objeto em movimento. A relatividade especial também aponta que matéria e energia são a mesma entidade física, e uma pode ser transformada na outra. É o que diz a equação E=mc2.

Teoria geral

A teoria da relatividade geral explica por que a gravidade existe. Segundo Einstein, ela não é uma força de atração, e sim uma "curvatura" no espaço e no tempo. Objetos pesados como uma estrela têm o poder de deformar a realidade ao seu redor.

É por isso que a Terra gira em torno do Sol: num espaço não-curvo, ela simplesmente seguiria em linha reta. É como uma bola de boliche em uma cama. Ao deformar o colchão, ela pode alterar a trajetória de uma bola de bilhar que passa por perto

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u355508.shtml

Jornal Folha de São Paulo

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader