> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quarta-Feira , 15 de Maio de 2024
>> Notícias
   
 
Cópia da Carta Magna, com 710 anos, é leiloada


Publicado no Site do Jornal O Estado de São Paulo de 19/12/07

Cópia da Carta Magna, com 710 anos, é leiloada por US$21,3 mi
CHRISTO - REUTERS
HER MICHAUD - Um raro exemplar da Carta Magna foi vendido na terça-feira por 21,3 milhões de dólares pela casa Sotheby's, de Nova York. É um dos documentos históricos mais importantes já levados a leilão.
A Carta Magna estabeleceu os direitos da população inglesa e restringiu os poderes do rei.
A cópia documento havia sido comprado por um empresário de Washington que se dizia determinado a mantê-lo nos EUA, onde estava exposto nos Arquivos Nacionais desde 1988.
Esse é um dos 17 exemplares existentes da Carta Magna -- o último nos EUA e o único em mãos de particulares. Ele foi vendido pela Fundação Perot, criada pelo bilionário ex-candidato a presidente Ross Perot para fazer doações filantrópicas. A fundação havia adquirido o documento em 1984 da família Brudenell, de Northamptonshire.
"É um bom dia para o país", disse a jornalistas David Rubenstein, advogado e fundador do fundo de investimentos Grupo Carlyle, após fazer a extraordinária aquisição. Ele contou que chegou a poucos minutos do fim do leilão e quase perdeu a chance de dar um lance.
"Estava disposto a fazer o que pudesse para garantir que os Arquivos Nacionais pudessem continuar a exibir isso", disse Rubenstein, lembrando que o documento de 1297 foi a base para a Declaração de Independência dos EUA e para a Constituição do país.
Ele afirmou que, caso os Arquivos Nacionais aprovem a idéia, a Carta Magna pode ser enviada para exposições em outros países.
A Sotheby's qualificou esse como sendo "o documento mais importante do mundo".

http://www.estadao.com.br/arteelazer/not_art98370,0.htm

Jornal O Estado de São Paulo

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader