Alunos e professores de Franca lançam livro |
|
|
Publicado no Site da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo em 20/12/2007 |
Alunos e professores de Franca lançam livro “Registros e Memórias”
A obra pretende desvendar o cotidiano cultural da cidade
Alunos e professores da rede estadual em Franca lançam o livro Registros e Memórias na quinta-feira, dia 20. A obra pretende desvendar o cotidiano cultural, identificar vínculos com gerações anteriores e reconhecer a história social da cidade de Franca, incluindo os registros de cada unidade escolar e a instituição da Diretoria de Ensino de Franca.
As 985 páginas e 64 capítulos pretendem revelar dados que até então eram inexistentes no museu, no arquivo local e nos órgãos de registros centrais da cidade. O trabalho envolveu 66 escolas da região de Franca, 130 professores e aproximadamente cinco mil alunos do ensino fundamental e médio.
Segundo a dirigente de ensino Ivani de Lourdes Marchesi de Oliveira, a confecção do livro estimulou a leitura e a escrita dos alunos. “O trabalho também permitiu que estudantes e professores desvendassem a história da educação de Franca e possibilitou o reconhecimento do cotidiano cultural da cidade”.
Os capítulos foram organizados por ordem cronológica de fundação das escolas. Cada um conta com dados sobre a implantação da escola no bairro e o impacto causado, contextualização da fundação da escola com a história regional, reflexo da política do Estado e do país, modalidades de ensino, projetos relevantes, gestores que passaram pela instituição, biografia do patrono, texto de alunos no gênero ‘memórias’ e entrevistas. Cada escola tem um capítulo com aproximadamente 20 páginas: dez escritas e dez anexos (fotos, documentos, textos de alunos e registros da escola).
Todo o trabalho foi organizado pela Assistente Técnica Pedagógicas (ATP) de História, Michele Meletti de Sant´Ana Aimoli, a Assistente Técnica de Língua Portuguesa, Analice Silva e a Dirigente de Ensino, Invani de Lourdes Marchesi.
Para Michele, o trabalho acarretou consideráveis conquistas às escolas e movimentou os centros de pesquisas históricas da cidade. “A história regional de Franca avançou, preencheu lacunas e desenvolveu metodologias de pesquisa cientifica, por intermédio de relatos orais e pesquisas com fontes históricas”.
Serviço
Lançamento do livro Registros e Memórias
Local: Diretoria de Ensino de Franca - Rua Irenio Grecco, 4580, Vila Imperador
Data: 20/12/07
Horário: 20 h
http://www.educacao.sp.gov.br/
Secretaria de Estado da Educação
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|