> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 01 de Maio de 2025
>> Notícias
   
 
Alunos farão exames de vista e audição em 2008


Publicado no Site do Jornal O Estado de São Paulo de 17/12/07

Alunos farão exames de vista e audição em 2008

Maria Rehder

A partir de fevereiro, 170 mil alunos de 1ª série das escolas estaduais da Grande São Paulo farão exames de audição e visão. Essa iniciativa faz parte do programa de Acuidade Visual e Auditiva que será lançado pela Secretaria Estadual de Educação, em parceria com a Fundação Faculdade de Medicina e Secretaria Estadual de Saúde.

O orçamento de R$ 4 milhões para a realização da primeira etapa do programa foi aprovado no início da semana pela secretária estadual de Educação Maria Helena Guimarães de Castro, que pretende expandir a iniciativa para todas as escolas estaduais do interior em 2009. “Enviaremos médicos às escolas com intuito de examinar os alunos e fazer os encaminhamentos necessários para resolver os problemas de visão e audição que podem impactar de forma negativa o aprendizado das crianças.”

A pasta ainda avalia com a Fundação Faculdade de Medicina e a Secretaria Estadual de Saúde a possibilidade da entrega - quando necessário - de óculos e aparelhos auditivos para as crianças após o diagnóstico, mas garante que todos os alunos participantes do programa terão seus problemas resolvidos. “Vamos começar com as primeiras séries, mas depois vamos expandir para as demais.”

DENTISTAS

Em fevereiro, o programa Aprendendo com Saúde, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, ampliará seu atendimento para 30 mil alunos da rede municipal por mês e terá dentistas em sua equipe médica.

O programa, lançado oficialmente em setembro, consiste na visita de médicos - um pediatra,um enfermeiro, três auxiliares de enfermagem e dois auxiliares administrativos - às escolas. “Em 2008, vamos ampliar o número de 5 para 15 equipes médicas, que passarão a contar também com dentistas, auxiliares de higiene dental e auxiliares de cirurgião dentista”, afirma Vicente Abreu, assessor técnico da Coordenação da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde.

Em 2007, 10.500 alunos da rede municipal passaram pela avaliação médica do programa. Desses, 6 mil foram encaminhados para atendimento nas Unidades Básicas de Saúde(UBS). “O que fazemos é uma avaliação resolutiva, e não apenas um levantamento de problemas.”

As escolas visitadas pelo programa são escolhidas pela Secretaria Municipal de Educação. “Há escolas que fazemos duas ou mais visitas, pois o objetivo é atender todos os alunos. No ano que vem, pretendemos contar com a presença de um familiar durante a avaliação”, explica Abreu.



http://txt.estado.com.br/editorias/2007/12/21/ger-1.93.7.20071221.3.1.xml

Jornal O Estado de São Paulo

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader