Cientistas: identificados genes ligados ao vício |
|
|
Publicado no site Terra.com em 08/01/08 |
Cientistas: identificados genes ligados ao vício
Cientistas chineses identificaram 396 genes que possivelmente fazem com que algumas pessoas adquiram vícios mais facilmente, informou a agência Reuters nesta terça-feira. A descoberta abre novas possibilidades para tratamentos mais efetivos para problemas com drogas.
Os especialistas acreditam que fatores genéticos respondem por cerca de 60% da vulnerabilidade das pessoas para drogas. Fatores sociais e ambientais respondem pelos 40% restantes. A pesquisa foi publicada na revista especializa PLoS Computational Biology.
O estudo foi focado em quatro substâncias principais - cocaína, ópio, álcool e nicotina. Depois, os pesquisadores mapearam cinco rotas principais, ou "caminhos moleculares", que acabam conduzindo ao vício.
Segundo os cientistas, determinar esses caminhos é importante no estudo de doenças complexas, pois ao mesmo tempo eles identificam e desativam os genes e proteínas envolvidas. Em doenças como o câncer, esses caminhos ajudam os médicos a realizar diagnósticos mais precisos, além de ajudar a prever o curso da doença.
Para vícios em drogas, os pesquisadores dizem que "esses caminhos em comum podem dar suporte a mecanismos compartilhados de recompensa (ligados ao vício), fornecendo aos cientistas alvos para tratamentos mais efetivos para uma grande quantidade de problemas ligados a drogas.
Redação Terra
http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI2214045-EI8148,00.html
Terra.com
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|