> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 01 de Maio de 2025
>> Notícias
   
 
Celular: proibido em salas de aula da r. estadual


Publicado no Site da Folha Online em 11/01/08

Serra proíbe celular apenas em salas de aula estaduais

FÁBIO TAKAHASHI
da Folha de S.Paulo

A lei aprovada no ano passado que proíbe os estudantes de usarem celulares durante as aulas nas escolas de São Paulo não valerá para os colégios particulares e municipais. Na rede estadual, caberá às escolas definirem a punição aos alunos que desrespeitarem a norma.

Essa é a decisão do governador José Serra (PSDB-SP) que constará em um decreto regulamentador a ser publicado até amanhã. A medida já vale neste ano letivo e foi criticada pelo autor da proposta, o deputado Orlando Morando (PSDB).

Aprovada pela Assembléia Legislativa e sancionada por Serra, a lei dizia que ficavam "os alunos proibidos de utilizar telefone celular nos estabelecimentos de ensino do Estado, durante o horário das aulas".

Como o texto era genérico, surgiu a dúvida se a lei valeria para todas as escolas (incluindo universidades) e se atingiria apenas a sala de aula. Na regulamentação, cujo teor a Folha teve acesso, o governo decidiu que a lei só valerá na rede estadual de ensino básico e dentro das classes, durante a aula.

"É um erro. A minha intenção era que a proibição valesse para todas as escolas'", disse Morando, vice-líder do governo na Assembléia na gestão Alckmin (PSDB) e atual vice-líder do PSDB. A Secretaria da Educação informou que fez a restrição porque o corpo técnico da pasta entendeu que a documentação apresentada pelo deputado buscava abranger apenas as escolas estaduais.

Educadores consultados pela reportagem elogiaram a lei. "O celular atrapalha a concentração dos alunos", disse o professor Ezequiel Theodoro da Silva, da Faculdade de Educação da Unicamp. O presidente do Sieeesp (sindicato das escolas particulares), José Augusto Lourenço, diz que a lei pode ajudar professores da rede privada a coibir o uso do telefone.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u362376.shtml

Jornal Folha de São Paulo

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader