100 anos de imigração japonesa |
|
|
Publicado no Site do Jornal da Tarde de 15/01/08 |
100 anos de imigração japonesa
Agenda das comemorações tem mais de 200 eventos para celebrar chegada dos primeiros imigrantes ao Brasil
Marcela Spinosa, marcela.spinosa@grupoestado.com.br
As comemorações dos 100 anos da imigração japonesa no Brasil foram oficialmente abertas ontem em São Paulo. O calendário das festividades, lançado no Palácio das Convenções do Anhembi, conta com mais de 200 eventos. A Prefeitura de São Paulo também anunciou a construção do Conjunto Esportivo Cultural Brasil-Japão como parte dos presentes para a comunidade nipo-brasileira.
De acordo com a secretária-adjunta de Governo, Stela Goldstein, a construção do complexo de cerca de 50 mil m², ao lado do conjunto Habitacional Parque do Gato, nas margens da Marginal do Tietê, Zona Norte, deve começar ainda este mês. A execução das obras prevê a desapropriação de áreas, como os barracões da Gaviões da Fiel, e custará R$ 2,5 milhões. Segundo Stela, a primeira fase deve ser concluída em junho, quando acontecem as principais celebrações do centenário da imigração japonesa, e, a segunda, no fim do ano.
Na primeira etapa, além da quadra de beisebol que já existe no local, será construído um novo campo oficial de beisebol, uma quadra para treinamento e um jardim japonês. Na segunda fase, serão construídos quatro novos campos de gateball - esporte que visa acertar a bola com um taco e passá-la por três traves -, reforma da arena de sumô e a construção de um teatro japonês, entre outros. “O local não será exclusivo para a comunidade japonesa. Todos poderão usufruir das atividades que serão oferecidas”, afirmou a secretária.
As principais celebrações do centenário da imigração foram marcadas na Capital para o período des 13 a 22 de junho. Estão previstos um show com mil taikos (instrumento de percussão japonês) e uma apresentação com 1.800 músicos para o príncipe herdeiro do Japão, Naruhito. A bateria da Escola de Samba Unidos da Vila Maria que, neste ano, escolheu o centenário como tema do desfile, irá tocar junto com os músicos. Segundo o comitê organizador do centenário vivem no País mais de 1 milhão de japoneses, sendo 300 mil só na Capital.
http://txt4.jt.com.br/editorias/2008/01/15/ger-1.94.4.20080115.18.1.xml
Jornal da Tarde
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|