Cientistas americanos ressuscitam coração |
|
|
Publicado no Site do Jornal da Tarde de 15/01/08 |
Cientistas americanos 'ressuscitam' coração
Células de filhotes de rato foram usadas
O sonho da medicina de criar corações e outros órgãos humanos para reparar ou substituir órgãos danificados recebeu um grande impulso no domingo, quando pesquisadores da University of Minnesota relataram o sucesso ao criar em laboratório um coração de rato com batimentos.
Doris A. Taylor, chefe da equipe, disse que o princípio condutor foi: “dê à natureza as ferramentas e não interfira”. “Nós pegamos os próprios blocos constituintes da natureza para construir um novo órgão”, disse, falando sobre o trabalho publicada na Nature Medicine.
Os pesquisadores retiraram todas as células do coração de um rato morto, deixando válvulas e estrutura como uma armação para novas células de ratos recém-nascidos que foram injetadas. Em duas semanas, as células formaram um novo coração com batimentos que conduziu impulsos elétricos e injetou um pouco de sangue.
Com algumas alterações, os cientistas devem conseguir formar um coração humano retirando células-tronco da medula óssea de um paciente e colocando-as no coração de um cadáver já preparado para servir como armação, disse Doris.
http://txt4.jt.com.br/editorias/2008/01/15/int-1.94.6.20080115.5.1.xml
Jornal da Tarde
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|