> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 01 de Maio de 2025
>> Notícias
   
 
Reprovação na 2ª série é suspensa


Publicado no Site do Jornal O Estado de São Paulo de 18/01/08

Reprovação na 2ª série é suspensa

Governo volta atrás na decisão de reduzir ciclo de 4 para 2 anos

Maria Rehder

A Secretaria Estadual de Educação voltou atrás e informou que não vai permitir a reprovação dos alunos de 2ª série a partir deste ano. Atualmente, os estudantes do ensino fundamental da rede estadual só podem ser reprovados na 4ª e na 8ª séries ao final de ciclos, por causa do sistema de progressão continuada adotado.

No primeiro semestre do ano passado, ainda na gestão da ex-secretária estadual Maria Lúcia Vasconcelos, o governo anunciou a redução dos ciclos do ensino fundamental de quatro para dois anos. Mas agora, a secretaria alega que a repetência na 2ª série pode ter impacto negativo no desenvolvimento do aluno e informa que, para sanar as dificuldades de aprendizagem, vai criar salas de reforço para aqueles que chegam ao 3ª ano com dificuldades.

SALAS ESPECIAIS

Essas salas de reforço - que serão criadas inicialmente na Grande São Paulo e terão, no máximo, 30 alunos - fazem parte do Projeto Intensivo no Ciclo, que prevê também a criação de salas especiais para os alunos reprovados na 4ª série.

A especialista em educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) Neide de Aquino Noffs afirma que a redução do ciclo de quatro para dois anos deveria ter sido mantida. “Ciclos só têm sentido quando há avaliação contínua e, na prática, isso nem sempre acontece. Mas é positiva a idéia de criar salas de reforço”, disse.





http://www.estado.com.br/editorias/2008/01/18/ger-1.93.7.20080118.3.1.xml

Jornal O Estado de São Paulo

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader